Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. A norma brasileira que trata deste tipo de cimento é a NBR 11578. ...
SIGNIFICADO DE CIMENTO ALUMINOSO O cimento aluminoso é um aglomerante hidráulico cujo componente principal é o aluminato de cálcio. ... O cimento aluminoso tem a capacidade de resistir aos sulfatos da água do mar e do solo além de resistir muito bem à ambientes ácidos.
CPV: O último dos tipos de cimento mais conhecidos de cimento é considerado de alta resistência inicial, ou seja, ele é capaz de acelerar o tempo de secagem inicial. Dentre todos os tipos de cimentos, este é o mais recomendado para desforma rápida.
O cimento é composto principalmente do clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais, como: gesso, que aumenta o tempo de pega; escória, que aumenta a durabilidade na presença de sulfato, mas, quando em grandes quantidades, pode diminuir a ...
Gesso. O gesso (ou gipsita) (CaSO4 · 2 H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de pega do cimento (tempo para início do endurecimento). ... Devido a isso, o gesso é uma adição obrigatória, presente desde os primeiros tipos de cimento Portland.
Basicamente, o cimento é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que se enrijece ao entrar em contato com a água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido a ação da água, esse material não volta a se decompor.
A finura é o fator que governa a velocidade das reações de hidratação do cimento e tem também sua influência comprovada em muitas qualidades da pasta, das argamassas e dos concretos. O aumento da finura: - melhora a resistência, particularmente a resistência da primeira idade; ... - aumenta a coesão dos concretos.
Para a finalidade de controle da qualidade do cimento, a finura pode ser determinada como o resíduo em peneira padrão como a malha # 200 e a 375. Considera-se que as partículas maiores que 45 µm são difíceis de hidratar e as maiores que 75µm não hidratam completamente.
A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. ... Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento.
Os aglomerantes mais utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento Portland. Dentre os diferentes tipos de cimento Portland, os mais utilizados são o CPII e o CPV-ARI. O CPII é um cimento composto com alguma adição, escória, pozolana ou filler.
De acordo com o mecanismo de endurecimento, os aglomerantes podem ser classificados em: AGLOMERANTES QUIMICAMENTE INERTES: seu endurecimento ocorre devido à secagem do material. A argila é um exemplo de aglomerante inerte. AGLOMERANTES QUIMICAMENTE ATIVOS: seu endurecimento se dá por meio de reações químicas.
Os principais aglomerantes são:
A cal hidratada atua, basicamente, como um aglomerante, permitindo o endurecimento da argamassa através do contato com o ar. Esse elemento garante muitas outras vantagens, como melhor trabalhabilidade e plasticidade da argamassa, maior potencial de aderência ao revestimento e grande capacidade de retenção de água.
Os agregados são classificados quanto à origem em naturais e artificiais. ... Os agregados podem também ser classificados em leves, normais e pesados. As britas normais são geralmente obtidas pela trituração de rochas, como basalto, gnaisse e granito.