Já aconteceu de você estar lendo um texto e encontrar uma parte destacada, seguido da expressão “grifo nosso”? Pois bem, para usar este termo é necessário conhecer as regras para aplicação. Venha com a gente a saiba como fazer grifo nosso em citação no seu TCC.
Mesmo se o trabalho for redigido por uma única pessoa, é de bom tom incluir “nosso” e não “grifo meu”. As universidades brasileiras estão mais familiarizadas com essa expressão.
Isso porque, independentemente do tipo de trabalho – seja um TCC, uma monografia, dissertação e até tese – e da área do conhecimento, você deve respeitar as normas da ABNT e normas APA.
O “grifo do autor” aparece quando o autor do texto que está sendo citado dá destaque para alguma frase ou palavra. Ou seja, o destaque já está presente na obra consultada. Também pode ser denominado “grifo no original”.
Colocar todo o trabalho nas normas ABNT pode consumir um tempo precioso do seu dia a dia. Mas não precisa ser desse jeito.
Usa-se o pronome na terceira pessoa em sinal de modéstia. Mesmo que o trabalho tenha sido realizado por uma só pessoa, não é convencional usar-se grifo meu. Poderá ser aplicado se as regras da entidade para qual você estiver elaborando seu TCC ou artigo permitirem.
Elas podem ser feitas a partir da reelaboração das ideias de um autor, expressando-as as em outras palavras. Estas são as citações indiretas. Ou através da transcrição de trechos de um texto original, nas citações diretas. Confira os dois tipos de citações diretas:
Neste texto, vamos mergulhar no significado e no papel do “grifo meu” em trabalhos acadêmicos e como essa pequena nota pode fazer uma grande diferença na forma como entendemos e interpretamos as ideias apresentadas.
Ah, e tem mais — a Mettzer conta também com um verificador de plágio para garantir a originalidade dos seus trabalhos acadêmicos.
Um alerta importante é sempre usar fontes idôneas para referências da internet. Pesquise o site, leia comentários das publicações e procure informações com seu orientador, colegas e professores se estiver em dúvida sobre a informação publicada.
Assim, você não precisa se preocupar com os detalhes exigidos pela ABNT e pode dedicar seu tempo para o que realmente importa: pesquisar e desenvolver o conteúdo do seu trabalho!
Quando for importante citar integralmente um trecho com mais de três linhas, chamamos de citação direta longa e a forma de grafar é diferente. Deverá obedecer a um recuo diferenciado, normalmente de 4 cm em relação à margem esquerda, reduzir o tamanho da fonte em dois pontos, geralmente para 10, formatar para espaçamento simples e excluir as aspas.
O conteúdo, extraído de livros e artigos científicos, pode ser inserido no texto através de uma citação direta ou indireta. No primeiro caso, o estudante copia e cola o trecho na íntegra. No segundo, ele fala sobre um pensamento do autor, só que utilizando suas próprias palavras.
Neste caso, a expressão deve ser utilizada ao final da citação, para quem estiver lendo compreender que o destaque foi dado pelo autor do documento original.
Regras para uso do grifo nosso As normas da ABNT para trabalhos acadêmicos explica que o grifo nosso é quando o acadêmico ou a pessoa que está utilizando determinada citação de um autor opta por destacar alguma fala ou expressão, usando negrito ou itálico.
A expressão que indica um grifo no texto aparece sempre entre parênteses após a chamada da citação, junto com o nome do autor, o ano de publicação e a página. É o último item mencionado na sequência. Veja abaixo alguns exemplos:
Para começar, melhor a gente descobrir o que é um grifo, não é? Então, grifar é marcar palavras, números, símbolos etc. a fim de chamar a atenção para um trecho da escrita. O grifo seria, então, o meio de evidenciar a parte do texto da qual queremos dar destaque, feito por negrito, itálico ou sublinhado ou por outros meios, como uso de aspas no meio da frase.
O uso do “grifo meu” estará correto porque o uso dos pronomes possessivos não é considerado um erro, caso o trabalho tenha sido escrito somente por uma pessoa. Entretanto, indica-se utilizar o pronome na terceira pessoa em sinal de modéstia.
A expressão “grifo meu” tem o mesmo significado de “grifo nosso”, portanto, usá-la em um trabalho escrito somente por uma pessoa não é um erro.
Grifar significa marcar palavras, números, símbolos ou o aquilo que você precisar, para que fique em destaque, chamando atenção. O grifo é, portanto, o meio de evidenciar a parte do texto da qual queremos dar destaque, feito por negrito, itálico ou sublinhado ou por outros meios, como uso de aspas no meio da frase.
A expressão: grifo nosso, é utilizada quando fazemos algum destaque na citação de outro autor. Essa informação é importante para registrar que foi você quem deu ênfase ao trecho. Usa-se o pronome na terceira pessoa em sinal de modéstia.
2.
Unha pontiaguda e levemente curvada; grida. Etimologia (origem da palavra grifo). A palavra grifo deriva do grego “gryps, após”, pelo latim “gryphus”, com sentido de ave fabulosa.
– O grifo nosso é utilizado para fazer algum destaque na citação de outro autor. Ou seja, neste caso, você é quem estará dando ênfase ao trecho em questão. Essa explicação é fundamental para que o leitor possa perceber que o destaque foi uma escolha de quem elaborou o texto, e não do autor original da citação.
Significado de Crivo substantivo masculino Crítica ou prova; avaliação detalhada sobre algo ou alguém de acordo com certos parâmetros: não passou pelo crivo do chefe. Peneira de fio metálico, de arame, utilizada para separar pedras, migalhas, fragmentos, pedras preciosas.
A expressão “Passar pelo crivo”, é passar por uma averiguação, é ser inquerido, indagado, examinado minuciosamente. É passar por uma seleção.
É considerado como uma droga recreativa sob a forma de cigarro,charuto,rapé,cachimbo,narquilé (VIDE) ou fumo mascado.
Significado de Clivo substantivo masculino Encosta. Ladeira. Outeiro. [Anatomia] Superfície lisa, inclinada, da parte súpero-posterior do corpo do esfenóide, que suporta o mesocéfalo.
Na gíria dos presídios brasileiros, Tereza é uma corda improvisada, feita com lençóis amarrados, usada em tentativas de fuga. Agora, transformou-se em sinônimo de produtos de qualidade, com a missão de garantir que os presos nunca voltem ao cárcere.
1. Duzentão. Modo de se falar um valor caracterizando-o como muito barato. - Comprei um notebook usado, mas muito bom.
Vulgo é confundido muitas vezes como um termo pejorativo, relacionado a vulgaridade, mas não tem nada a ver, é apenas utilizado para denominar uma classe popular, e também para sinalizar um outro nome ou apelido, pelo qual uma determinada pessoa é conhecida.
Tipo apelido, como a pessoa é chamada e conhecida.
A vulnerabilidade implica uma situação de risco; significa que pessoas e/ou comunidades estão numa situação de fragilidade - seja por motivos sociais, económicos, ambientais ou outros - e por isso estão mais vulneráveis ao que possa advir dessa exposição.
Volvo (em sueco AB Volvo) é uma empresa sueca, fundada em 1926, pelo engenheiro Gustav Larson e o economista Assar Gabrielsson na cidade de Gotemburgo. Em latim, Volvo significa "eu rodo" (em sueco: jag rullar) ou, por analogia, "eu guio".
O Grupo Volvo é um dos maiores fabricantes mundiais de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais. Com sede em Gotemburgo, Suécia, emprega cerca de 95.
O nome Volvo vem do latim volvere e significa “eu rodo”. O círculo com a seta é o simbolo do deus grego Marte e também representa o antigo símbolo químico para ferro.
Os Valores Corporativos do Grupo Volvo são os pilares sobre os quais a organização se sustenta. Qualidade, Segurança e Respeito ao Meio Ambiente são os valores fundamentais que permeiam os produtos, os serviços, os processos e as relações da Volvo com seus funcionários.
Nossas soluções para os desafios globais são impulsionadas pela nossa missão de gerar prosperidade por meio de soluções de transporte e pela nossa visão de sermos o fornecedor de soluções de transporte mais desejado e bem-sucedido do mundo.
A sigla BMW significa Bayerische Motoren Werke (Fábrica Bávara de Motores). O novo logotipo mantém o padrão azul e branco quadriculado no centro. As cores azul e branco representam o estado alemão da Baviera.
Honda: A marca foi criada em 1948 por Soichiro Honda, que sempre foi apaixonado por carros. O símbolo da marca “H”, em memória ao seu criador, representa a magnificência, durabilidade e confiança a todos os veículos fabricados pela marca.
cavalo rampante
Mustang. De onde vem o nome? É chamado de "pony car" e o seu símbolo é um cavalo a correr.
No rock, o gesto é interpretado como algo positivo, tipo "Rock on" (N: algo como "o rock sempre"). Ele é usado simplesmente para comunicar para a banda no palco (quase sempre uma banda de heavy metal) que você está gostando do show e da música.
A utilização deste símbolo dentre os headbangers (fãs de Heavy Metal) não tem propriamente o objetivo primordial (satanismo). Ronnie James Dio é conhecido por ter introduzido o gesto no gênero musical quando esteve no Black Sabbath, a partir de 1979. ... Ao longo da carreira, Dio popularizou a expressão da "mão chifrada".
Para eles, era o sinal usado por surdos para dizer 'amor'", afirma a cantora. Um grande equívoco em todos estes anos: muitas pessoas e personalidades já apareceram fazendo o símbolo com a adição do dedo polegar levantado, que significa o que Jinx alerta: amor.
Geralmente é usado para orientar, atrair a atenção das pessoas ou apontar para a direita. Emoji relacionados:???. ??Colocá-los juntos pode indicar ações quando você se culpa ou tem algo desconfortável de falar; um assunto doloroso; algo difícil de expressar; algo que incomoda e é difícil de expressar.
É um símbolo italiano que aprendi com minha avó e que se chamava “Malocchio”. E explica o que o gesto significa: […] “Serve para afastar o mau-olhado ou para fazer o mau-olhado, dependendo de como você o faz.