Benefícios do cross-docking: Aumenta velocidade do fluxo de produtos e circulação do estoque. Reduz custo de manuseio. Permite consolidação eficiente de produtos.
Uma doca é uma etapa logística. Junto do estoque e da transportadora, ela compõe a rota logística de uma loja. Sua função é escoar os SKUs armazenados nos estoques para as transportadoras de uma loja.
Cross Docking é o nome dado a um tipo de sistema de distribuição que funciona assim: quando alguém compra determinado produto no seu site, ele é enviado a um centro de distribuição ou armazém que, por meio de um sistema organizado de redistribuição, o envia para o cliente.
Cross Docking (“cruzamento de docas”) é um sistema que visa eliminar ou reduzir ao máximo a etapa de estocagem. O objetivo é o produto permanecer em movimento, desde a sua saída da fábrica até o cliente final.
A técnica crossdocking surge como uma evolução em todo o processo logístico. ... A grande diferença entre o modelo tradicional e o crossdocking é que, no modelo tradicional, as mercadorias chegavam e eram armazenadas até serem solicitadas pelos clientes. A produção era realizada para stock e empurrada para o cliente.
Tipos de cross docking
Encurta os prazos de entrega e oferece maior agilidade a cadeia de suprimentos: o cross docking gera economia de tempo na expedição da mercadoria, uma vez que simplifica o processo tradicional.
Cross docking é um sistema de distribuição no qual o produto que foi comprado pelo cliente é despachado para um centro de distribuição ou para uma instalação (armazém). Nesse centro de distribuição/armazém, a mercadoria é expedida para o consumidor final de forma imediata, ou seja, acontece uma redistribuição rápida.
No total, existem três aspectos bases para operações que envolvam o cross-docking: Tempo de permanência do produto no lugar do cross-docking: deve ser o mínimo possível. ... A estocagem, no entanto, não pode ser feita, pois não integra o sistema cross-docking.
O Cross Docking traz vários benefícios em relação ao frete, entre eles citamos:
A primeira etapa para trabalhar com o cross docking é ter um Centro de Distribuição, o famoso CD, um dos grandes elementos desse processo. Saiba que quando a operação é pequena é até possível trabalhar com alternativas a ele, tal como alocar um espaço no escritório ou terceirizar essa função.
Cross docking de varejo: Envolve a recepção de produtos de vários fornecedores e classificação em caminhões de saída para uma série de lojas de varejo. O método foi utilizado pelo Wal-Mart em 1980 nos EUA.
Milk Run significa, literalmente, corrida do leite. O método consiste em um transportador coletar em duas ou mais fazendas sem cruzar caminho na rota: retira o leite, e em seguida entrega-o em uma empresa. ... O objetivo principal do sistema Milk Run é reduzir os custos logísticos de abastecimento.
Picking ou Order Picking é o processo de separação e preparação dos pedidos, para que eles cheguem corretamente até o consumidor. Nos sistemas de gestão para Lojas Virtuais, o Processo de Picking é atrelado a separar todos os produtos vendidos que serão enviados.
Quais são os tipos de picking?
Como dito anteriormente, o WMS é um software, um programa que roda em computador e dispositivos móveis ligados a uma rede local. Em seu funcionamento, o sistema se conecta a um banco de dados. A partir daí são registradas, de forma praticamente imediata, todas as movimentações que acontecem dentro de um armazém.
O picking por ondas ou wave picking é uma forma de organizar a preparação de pedidos no armazém, que consiste em: 1. Agrupar os pedidos em função de critérios logísticos, tais como as rotas de distribuição ou a prioridade do envio.
Picking discreto Esse é o modelo mais básico. Nesse caso, os produtos ficam alocados em prateleiras ou racks. O responsável pela separação coleta um produto por vez até que o pedido esteja completo. Para isso, ele pode usar um carrinho ou qualquer outro equipamento que facilite a movimentação dentro da área de estoque.
Muitas pessoas não compreendem a diferença entre os termos. Apesar se serem igualmente importantes para a cadeia logística, o picking é o processo de separação e preparação dos produtos para a fase seguinte, o packing. É quando acontece a coleta dos itens no armazém nas quantidades especificadas no pedido.
Por que a separação de pedidos é tão importante na logística? A economia de tempo e diminuição de erro são duas vantagens de organizar a separação de pedidos.
O conceito de picking Essa movimentação tem o objetivo de permitir que as mercadorias sejam agrupadas para atender aos pedidos dos clientes. Essa é uma atividade crítica, pois lida diretamente com o atendimento das necessidades dos clientes e, consequentemente, a sua satisfação.
Processo de Expedição Esta é a última etapa operacional da armazenagem e responsável por conferir e despachar as mercadorias para a empresa responsável pelo transporte.
O que o Separador de Mercadorias faz? Recebe, coleta, confere, faz triagem e prepara material para expedição. Se reporta aos superiores sobre os objetos coletados e entregues. ... Confira tudo sobre o cargo de Separador de Mercadorias - O que faz, salário e carreira.
R$ 1.
A separação de materiais ou picking, de acordo com Medeiros (1999), pode ser definida como a atividade responsável pela coleta do conjunto correto de produtos, em quantidades solicitadas para a área de armazenagem, com o objetivo de para satisfazer as necessidades do consumidor.