A produção literária e poética do período do trovadorismo era muito voltada à temática do amor e do sofrimento amoroso. Já o gênero satírico fazia críticas ao modo de vida na sociedade feudal da época. Eram divididas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Os principais trovadores da época medieval foram:
As obras do trovadorismo são chamadas cantigas, pois eram escritas para serem declamadas (não havia cultura do livro na Idade Média, a população era em grande parte analfabeta e ainda não havia sido inventado o livro impresso), e frequentemente eram acompanhadas de instrumentos musicais, como a lira, a flauta, a viola.
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Sua primeira manifestação foi em 1189 foi a Cantiga da Ribeirinha ou Cantiga da Garvaia, de Paio Soares de Taveirós.
O Trovadorismo surgiu em meio à sociedade feudal da época, que submetia todos a uma relação de suserania e vassalagem. Os suseranos eram os senhores feudais que de tinham a posse das terras. Em grande parte, eram membros da alta nobreza. Os vassalos eram os camponeses, explorados e com uma vida miserável.
Resposta. Em geral, eram músicas cantadas em coro, por isso o nome "cantigas",Há dois grandes grupos de cantigas: as cantigas líricas e as cantigas satíricas. As cantigas líricas estão subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo.
As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. ... O principal tema desse tipo de cantiga é o amor não correspondido.
Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas.