Medicamentos tópicos próprios que se aplicam à pele uma ou duas vezes por dia podem ajudar a reduzir a inflamação e a vermelhidão. Entre os mais comuns estão a tretinoína, peróxido de benzoíla, ácido azeláico, ivermectina, brimonidina ou antibióticos, como o metronidazol ou doxiciclina.
Aplicar uma camada fina do gel, duas vezes por dia, de manhã e à noite, ou a critério médico. A duração recomendada de tratamento é em geral de 3 a 4 meses, podendo ser prolongado por igual período, se for observada melhora, dependendo da gravidade da afecção e a critério médico.
Geralmente o médico indica a aplicação do metronidazol, 1 vez ao dia, de preferência à noite, durante 10 a 20 dias, com uso de aplicadores descartáveis fornecidos na embalagem./span>
O metronidazol, princípio ativo presente no medicamento ROZEX®, possui atividades antiinflamatórias que promovem ações para o tratamento da rosácea.
Diagnóstico. Os médicos baseiam o diagnóstico de rosácea no aspecto típico da erupção cutânea. Não há testes específicos. A idade da pessoa quando os sintomas aparecem pela primeira vez e a ausência de comedões e cravos ajudam a distinguir a rosácea da acne.
Protetor solar para pele oleosa: 15 opções bem recomendadas