Para identificar um número primo devemos dividi-lo sucessivamente por números primos como: 2, 3, 5. . . e verificar se a divisão é exata (em que o resto é zero) ou não exata (onde o resto é diferente de zero). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Se o resto da divisão for zero o número não é primo.
Para saber se um número é divisível por 4, temos duas opções: a primeira delas é que todo número que termina em 00 com certeza é divisível por 4; e a segunda é quando o número formado pelos dois últimos algarismos for divisível por 4, esse número é também divisível por 4.
Os critérios de divisibilidade auxiliam a determinar se certo número natural é divisível ou não por outro número natural. ... Diante desse fato, os critérios de divisibilidade auxiliam a determinar quais números são divisores de um determinado número.
Ser múltiplo de 5 é o mesmo que afirmar que o número é divisível por 5. Por tanto, note que os números divisíveis por 5 sempre possuem o último algarismo igual a 5 ou igual a 0.
E o padrão de terminar em zero se repete. Dessa forma, acredito que já podemos escrever o critério de divisibilidade por 10! “Um número divisível por 10 é aquele terminado em zero. Exemplo: 110, 220, .
“Para que um número seja divisível por 6 ele deve ser um número par e a soma dos seus algarismos deve ser divisível por 3.” Vejamos alguns exemplos em que vamos aplicar esse critério de divisibilidade por 6.