Taxa de percolação: a taxa de percolação é o resultado da divisão do tempo de cada teste pelo rebaixamento do nível da água observado.
Taxa de infiltração: é a taxa na qual a água penetra no solo, expressa em termos de lâmina, ou seja, cm/h, mm/s, etc. Esta taxa é limitada pela capacidade de infiltração do solo e pela intensidade da chuva. É o volume de água que penetra no perfil do solo expresso por unidade de área, por unidade de tempo.
8. GRANDEZAS CARACTERÍSTICAS DE INFILTRAÇÃO 1 – Capacidade de infiltração (f) é a quantidade de água máxima que um solo, em condições preestabelecidas, pode absorver por unidade de superfície horizontal, durante a unidade de tempo. ... i = Taxa de infiltração; I = Infiltração acumulada; t = Tempo.
Causa das enchentes, inundações e lixiviação... A falta de infiltração nos solos é um dos principais responsáveis por enchentes, inundações e lixiviação, como tem ocorrido nesta safra marcada pela presença do fenômeno climática El Niño. ...
A capacidade de infiltração varia diretamente com a porosidade, o tamanho das partículas do solo e o estado de fissuração das rochas. As características presentes em pequena camada superficial, com espessura da ordem de 1 cm, tem influência sobre a capacidade de infiltração.
Umidade do solo - quanto mais saturado estiver o solo, menor será a infiltração. O pisoteameanto do solo pelo gado acarretará numa compactação do solo e, consequemente, na redução dos seus vazios. Portanto, o pisoteamento do solo pelo gado causa uma redução na capacidade de infiltração.
O presente trabalho estuda a capacidade de infiltração do solo para fins de irrigação por aspersão, através de dois métodos conhecidos, isto é, do infiltrômetro cilíndrico de Muntz-modificado (ESALQ 1963) e de irrigação por aspersão. ... O infiltrômetro cilíndrico usado foi o do tipo de anéis concêntricos.
O conhecimento da taxa de infiltração da água no solo é de fundamental importância para definir técnicas de conservação do solo, planejar e delinear sistemas de irrigação e drenagem, bem como auxiliar na composição de uma imagem mais real da retenção da água e aeração no solo.
O processo de infiltração é de importância prática por que, muitas vezes, determina o balanço de água na zona das raízes e o deflúvio superficial, responsável pela erosão hídrica.
A água da chuva se infiltra no solo, de que pode ser utilizada pelas plantas para a transpiração, além disso, retorna para a atmosfera através de evaporação a partir da superfície do solo e outro se infiltração suficiente pode passar abaixo da zona radical como lençol freático.
A capacidade de campo é atingida quando a matriz do solo (potencial matricial), após saturação e drenagem gravitacinal, retém a quantidade máxima de água em seus capilares. ... Solos arenosos e com pouco húmus apresentam menor capacidade de armazenar água do que solos argilosos ou barrentos, ricos em húmus.
Capacidade de campo (CC) define-se como o limite superior de retenção hídrica no solo, sendo a máxima quantidade de água que o mesmo pode reter sem causar danos ao sistema (MANTOVANI et al., 2009).
O PMP é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. Já a CC é a capacidade máxima do solo em reter água, acima da qual ocorrem perdas por percolação de água no perfil ou por escorrimento superficial. Estes dois fatores são variáveis de acordo com a classe do solo.
O Ponto de Murcha Permanente (PMP) é definido funcionalmente, como o ponto (teor de umidade do solo) no qual as plantas murcham e não mais recuperam a turgidez, mesmo que sejam colocadas em câmara escura e úmida (TAIZ e ZEIGER, citados por NORTON e SILVERTOOTH, 1998; BEZERRA et al., 1999; CASTILLA PRADO e MONTALVO ...
Resposta: A composição do solo conta com alguns elementos básicos, como a rocha, o ar, a água e a matéria orgânica, que é formada por restos de animais e plantas.