O ideal é 6 latas de areia média e 01 de cimento. Ou 12 latas + 01 saco de cimento. É necessário aditivo.
Foram usados, aproximadamente, 326 sacos de cimento para 160 m² de construção + o acabamento externo. Fazendo um cálculo simples, chega-se a 2,03 sacos para cada metro quadrado de construção, em média.
Para isso, basta misturar areia grossa e cimento em uma proporção de três partes de areia para uma de cimento. Durante a mistura, a água deve ser adicionada aos poucos até a massa ficar áspera e com uma consistência bem mole.
O próximo passo é saber as dosagens certas: para concreto firme, usado em vigas e pilares, utilize 1 porção de cimento para 3 porções de areia e 2 porções de brita. Para concreto fino, usado em acabamento de paredes, pisos, muros, use apenas a areia e o cimento na proporção 1 de cimento para 3 de areia.
1:2:9 – Uma lata de cimento, duas de cal e nove de areia (é a medida mais utilizada para se fazer massa de alvenaria com cal); 1:0,5:6 – uma lata de cimento, meia de cal e seis de areia (esse traço de argamassa é mais resistente e mais barato do que o primeiro. Ele vai gerar mais economia para sua obra).
Fazer uma mistura com a seguinte proporção: 1 parte de cimento, 2 partes de areia media, 2 partes de brita. Exemplo: 10 latas de cimento, 20 latas de areia media, 20 latas de brita 1 lata de pigmento Pó Xadrez®.
Use uma espátula para preencher os buracos com a mistura de cimento aditivado. Aplique a mistura em camadas de 5 mm, permitindo que cada camada seque antes de aplicar a camada seguinte. Continue a preencher o buraco até que ele fique nivelado com a superfície do concreto.