Assim como podemos obter arquétipos baseados nas lendas dos deuses africanos, tais quais Iansã, Oxum ou Iemanjá, é possível descobrir qual a deusa grega que nos protege. Existem seis principais deusas: Atena, Afrodite, Perséfone, Ártemis, Deméter e Hera.
O poder mágico atribuído a Ísis era maior que o de todos os outros deuses: ela protegia o reino dos inimigos, governava os céus, a morte, a natureza, e tinha também grande poder sobre o destino. Alguns de seus adoradores afirmavam que ela reunia todos os poderes divinos femininos do mundo.
A Guerra de Troia começou durante o casamento de Peleu e Tétis, no Olimpo: Éris, a deusa da discórdia, que naturalmente não tinha sido convidada, resolveu acabar com a alegria reinante e entregou anonimamente aos olímpicos uma linda maçã, toda de ouro, com a inscrição "Para a mais bela". A confusão já estava armada.
Ela se casou com Menelau, rei de Esparta, irmão mais novo de Agamenon, que se casara com uma irmã de Helena, Clitemnestra. Helena, contudo, abandonou o marido para fugir com Páris, filho de Príamo, rei de Tróia.
Jesus: João cura Helena, filha de Pilatos que estava à beira da morte.
Na mitologia grega, Helena (em grego: Ἑλένη, transl. Helénē) era filha de Zeus e da rainha Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta. ... Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta.
Segundo o poeta Homero, a guerra foi causada pelo rapto da rainha Helena (esposa do lendário rei Menelau) por Páris, (filho do rei Príamo). Isso ocorreu quando o príncipe troiano foi a Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena.
Menelau, na mitologia grega, foi um rei lendário da Lacedemónia (Esparta), irmão mais novo de Agamémnon e filho (ou neto) de Atreu. O rapto da sua mulher (Helena) por Páris (também conhecido como Alexandre), deu origem à Guerra de Troia.
Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu. Na obra “Ilíada” do poeta grego Homero, ele narra a Guerra de Troia onde uma das figuras principais é o guerreiro Aquiles.
É o responsável por raptar Helena, esposa de Menelau, que governava a cidade grega de Esparta, dando início à Guerra de Troia, que duraria dez anos, e quem derrota Aquiles, porém, acaba sendo gravemente ferido por Filoctetes e vem a falecer.
Depois, Telégono casou com a Penélope e Telêmaco casou-se com a Circe. Portanto, Odisseu foi basicamente morto pelo seu próprio filho e cada um dos seus filhos casou-se com a mãe um do outro, já que isso não é uma aberração totalmente esquisita de forma alguma.