Confira as principais propriedades dos metais:
Condutibilidade: os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor. A capacidade que os metais têm de conduzir eletricidade se explica pela presença da nuvem de elétrons, que conduz corrente elétrica nos fios de eletricidade, não só neles, mas em qualquer objeto metálico.
Constitui engano achar que o ouro é o melhor condutor elétrico. Na temperatura ambiente, no planeta Terra, o material melhor condutor elétrico ainda é a prata. Relativamente, a prata tem condutividade elétrica de 108%; o cobre 100%; o ouro 70%; o alumínio 60% e o titânio apenas 1%. A base de comparação é o cobre.
PRATA
Uma equipe nos EUA demonstrou que a Lei de Wiedemann-Franz não se aplica ao dióxido de vanádio metálico (VO2). Esse material já é conhecido por sua estranha capacidade de alternar seu comportamento de um isolador transparente para um metal condutor à temperatura de 67 graus Celsius.
Os metais, a exemplo da mencionada vareta, são bons condutores de calor, enquanto a lã de vidro, a borracha e a madeira são maus condutores. O material com baixa condutibilidade ainda pode ser considerado um isolante térmico. Essa diferença de condutibilidade é verificada em espaços como o da cozinha.
Os mais utilizados são: plástico, borracha, madeira, lã, isopor, dentre outros. Por sua vez, os condutores térmicos facilitam a passagem de calor, pois possuem grande condutibilidade térmica. O condutor térmico mais comum é o metal.
Isolamento térmico é a capacidade de um material em reduzir a entrada ou saída de calor de um ambiente para outro. Relevante em regiões muito quentes ou frias, o isolamento térmico bem instalado garante a eficiência energética em todo o edifício, desde o piso até o telhado, passando por paredes e fachadas.
Os condutores e isolantes são materiais que apresentam, respectivamente, baixa e alta resistência à passagem de corrente elétrica. ... Os materiais isolantes são aqueles que oferecem grande oposição à passagem de cargas elétricas.
Os semicondutores são materiais que possuem baixa condutividade elétrica. ... Os semicondutores não conseguem conduzir corrente elétrica em condições químicas normais. Os átomos dos semicondutores são tetravalentes, ou seja, possuem apenas quatro camadas de valência, o que torna-os elementos não estáveis.
São aqueles que estão numa situação intermediária, ou seja, em determinada situação são isolantes e em outra são condutores. Esses materiais são classificados como semicondutores. O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado. Vamos tomar como exemplo o silício.
Conforme dito anteriormente, o silício e o germânio são exemplos de materiais semicondutores. Esses materiais são muito usados para construir o diodo semicondutor, elemento fundamental para os mais diversos circuitos eletrônicos.
Os materiais semicondutores mais usados na indústria eletrônica são o Germânio (Ge) e o Silício (Si), apesar do Silício predominar a produção atualmente. Seu comportamento se deve à sua ligação química chamada ligação covalente (por compartilhar elétrons).