(USF-SP) Quando você se olha em um espelho esférico côncavo, sua imagem é vista direita e ampliada. Nessas condições, você deve estar. a) além de C, centro de curvatura.
Raio de curvatura (R) O raio de curvatura mede a distância entre o vértice do espelho e o seu centro de curvatura, é denotado pela letra R e é comumente medido em metros.
Desconto da curva Usaremos no exemplo as medidas de um tubo e curvas confeccionados na oficina ou no campo, com raio de uma vez e meia do diâmetro. Por isso 114 vezes uma vez e meia é igual a 171.
Meça o entre-eixos de seu cavalo (em centímetros) do centro do cubo do eixo traseiro ao centro do cubo do eixo dianteiro. Se os eixos forem de tração em série (como na maioria dos cavalos), então, meça do centro do espaço vazio entre os pneus nos dois eixos traseiros.
Para descobrir o ângulo de uma parede que não está no ângulo reto precisamos utilizar as relações trigonométricas. Observe o esquema abaixo. Nele temos que AC representa a parede, BC representa o chão e AB representa a distância da parede ao chão. O ângulo x é o ângulo formado entre a parede e o chão.
O pequeno furo central inferior no transferidor representa sua origem. Alinhe o vértice do ângulo com o centro do cruzamento. Gire o transferidor até alinhar um de seus lados com a linha-base. Mantenha o vértice abaixo da origem e gire cuidadosamente o transferidor, até que um dos lados do ângulo toque sua linha-base.
Usando o transferidor
Meça ângulo a seguir em graus: Primeiro, alinhamos o ponto no centro do transferidor com o vértice do ângulo. Em seguida, giramos o transferidor de modo que a marca 0 ∘ 0^{\circ} 0∘ fique alinhada com um dos lados do ângulo. Por fim, lemos o transferidor para ver onde o outro lado está alinhado.