Pode acreditar, os primeiros registros da origem do EAD datam de 1928. Certamente, a realidade era bem diferente da que conhecemos hoje, mas a essência do que é EAD permanece a mesma. Na época, um professor americano chamado Calleb Phillips enviava cartas aos seus alunos com conteúdos sobre Taquigrafia.
Segundo Barros (2003), os primeiros indícios de utilização da Educação a Distância remontam ao século XVIII, quando um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA). A partir de então, é possível estabelecer uma cronologia da evolução da EAD no mundo.
Apesar de os conceitos serem modernos, o EaD é uma prática muito antiga. ... Mas, foi em 1728, que surgiu o EaD sistematizado, quando a Gazeta de Boston ofereceu um curso por correspondência ministrado pelo professor Caleb Philipps, sendo este, considerado por muitos, o marco inicial do EaD.
O livro didático é a mídia mais comum utilizada na EaD. Segundo Garcia Areto (2001) o impresso é a mídia mais antiga e utilizada no modelo de Educação a Distância e continua desempenhando um papel essencial no processo de aprendizagem.
Na educação brasileira sua utilização com meio de transmissão de conhecimentos na sala de aula aparece desde o plano pedagógico dos jesuítas, considerado como o marco inicial do ideário pedagógico nacional, até os mais recentes livros de didática (VEIGA apud LOPES, 2000, p. 36).
A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo principal era universalizar o acesso do indivíduo ao conhecimento. ... Tem como função transmitir conhecimento e informações, mantendo certa distância dos alunos, que são “elementos passivos”, em sala de aula.
Dermeval Saviani
Na escola tradicional o professor detém o saber. ... Já na escola nova, o professor é apenas um facilitador da aprendizagem, pois as escolhas dos conteúdos giram em torno dos interesses infantis, o conteúdo que é objeto de aprendizagem precisa ser compreendido, não decorado.
São características do método defendido pelo movimento da Escola Nova :I. Autoformação e atividade espontânea.
O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade Então de acordo com alguns ...
No Brasil, a Escola Nova buscava a modernização, a democratização, a industrialização e urbanização da sociedade. Os educadores que apoiavam suas idéias entendiam que a educação seria a responsável por inserir as pessoas na ordem social.
O movimento escolanovista, surgido após a Segunda Guerra Mundial, procura se contrapôr ao ensino tradicional, no sentido do desenvolvimento de práticas que fomentassem o protagonismo juvenil.
Pode-se afirmar com relação aos princípios da Escola Nova: 1- Movimento que defendia a educação ativista, a partir da renovação da pesquisa pedagógica na busca uma prática educativa mais eficaz. ... 4-A ênfase da educação não seria a acumulação de conhecimentos, mas a capacidade de aplicá-los à situações da vida.
A próxima constituição do país foi outorgada por Getúlio Vargas no ano de 1937 e, no que tange à educação, tinha a orientação de preparar muitos trabalhadores para atender à demanda da economia brasileira e para o alcance deste objetivo esta Lei Magna focou o sistema educacional no ensino profissional.
As principais críticas estão em não resolver o problema da sociedade em acabar com a desigualdade social e a descentralização do professor.
3-Em que consiste a “ilusão liberal” da escola nova? Sob este aspecto, quais são as críticas feitos por ela? A ilusão liberal foi a busca capitalista de uma educação mais ampla que se tornou desigual para as classes menos favoráveis, pois a escola nova se tornou a necessidade da época industrial.
Verificado por especialistas As experiências escolanovistas e a crítica desmedida ao método de ensino tradicional resultaram num impacto negativo no desenvolvimento da educação brasileira porque buscou-se uma renovação extremamente abrupta.
A pedagogia tradicional inclui concepções de educação onde prepondera a ação de um agente externo na formação do aluno, o primado do objeto de conhecimento, a transmissão do saber constituído na tradição, o ensino como impressão de imagens ora propiciada pela linguagem ora pela observação sensorial (NOT, 1981, p.