Em Matemática, uma transformação linear é um tipo particular de função entre dois espaços vetoriais que preserva as operações de adição vetorial e multiplicação por escalar. Uma transformação linear também pode ser chamada de aplicação linear ou mapa linear.
Nos mapas de grande escala e gráficos, ou naqueles mapas que cobrem uma área pequena, e em desenhos de engenharia e arquitetura, a escala linear pode ser muito simples, uma linha marcada em intervalos para mostrar a distância sobre a terra ou o objeto que a distância na escala representa.
Linear: Os símbolos lineares são utilizados para representar objetos ou elementos de largura muito pequena, mas grandes em extensão. Exemplos: rodovias, rios e ferrovias.
Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. ... Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa.
Os símbolos de um mapa tem a função de informar sobre os detalhes que existem na superfície geográfica. Eles são uma linguagem específica, dos mapas, que destaca os elementos mais importantes que se encontram sobre o espaço geográfico, como pontes, rios, estradas, aeroportos, florestas, etc.