Os primeiros dentes do bebê costumam surgir no primeiro ano de vida e, até completar 3 anos de idade, a criança já deve estar com a dentição completa. Na faixa de 5 ou 6 anos, espera-se que os dentes decíduos caiam naturalmente, mas esse processo pode se estender até a adolescência.
Existem dois caninos na arcada superior e dois na inferior, e sua principal função é a de rasgar os alimentos. Pré-molares: Localizados logo após os dentes caninos, existem ao todo oito pré-molares, quatro em cada arcada. ... A função dos dentes pré-molares é a de triturar os alimentos.
As lembranças dos primeiros dentes de leite que caem são capítulos inesquecíveis da infância. As “janelinhas” no sorriso são parte do crescimento e marcantes para toda a família. Porém, em alguns casos o dente permanente pode começar a nascer enquanto o dente de leite não caiu ainda.
Normalmente, os primeiros dentes aparecem por volta dos seis meses de idade, mas isso pode acontecer antes ou depois (entre três meses e um ano). E não há motivo para preocupação, já que cada criança tem seu próprio tempo.
Em torno dos 15 meses de vida, saem os primeiros molares superiores; a seguir, os inferiores; depois, os caninos; e, aos 18 meses, os segundos molares inferiores, seguidos pelos segundos molares superiores, aos 24 meses.
Depois de erupcionados todos os dentes de leite, irrompem os quatro (4) Primeiros Molares permanentes, dois na arcada dentária superior e dois na inferior, o que ocorre em redor dos 6 anos de idade, mas pode acontecer aos 5 ou aos 7 anos de idade. Geralmente os inferiores nascem primeiro.
As dicas a seguir podem reduzir o desconforto:
Nem toda criança apresenta quadro febril quando da erupção dos dentes permanentes. Entretanto uma porcentagem considerável delas apresentam quadros febris que desaparecem espontaneamente.
Dente nascendo sintomas: sintomas da dentição
A febre durante o nascimento dos primeiros dentes é normal e, em geral, não dura mais de um dia. Se a febre durar mais de dois dias, você deve definitivamente entrar em contato com o pediatra.