"Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo!" Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão.
Existem várias maneiras de ser cúmplice do pecado como incentivando, aconselhando, mandando fazer no seu lugar, compartilhando, consentindo, provocando, elogiando o pecador, ocultando o pecado para que não seja descoberto e corrigido, silenciando e defendendo o malfeitor.
Por isso, temos que tratar aos outros como nossos irmãos, sejam eles de sangue ou não. Precisamos buscar sempre fazer o bem, como se o estivéssemos fazendo a nós mesmos. Jesus ensina que nossos irmãos são aqueles que estão juntos de nós, seguindo os caminhos de Deus e buscando crescer na fé junto de nós.
“Crê no Senhor Jesus que será salvo tu e tua família” (Atos 16.
A Igreja Católica institucionalizou a cobrança no Concílio de Macon, em 585, estabelecendo a quantia de 10% das posses dos fiéis. Mas foi Carlos Magno, rei dos francos, que expandiu a prática: conforme alargava seu império no século 9, difundia a cobrança nas regiões conquistadas.