CANGAR, MELAR, EMBUCHAR OU EMPATAR - Quando a maior carta de cada dupla (no jogo de duplas), numa determinada rodada, tem o mesmo valor. Valendo também para a maior carta de cada jogador (no jogo mano-a-mano).
As cartas poderão ser "queimadas" no momento dos "cortes" ou quando o embaralhador estiver distribuindo as cartas. Nesta situação, o pedido de "queima" deverá ser feito antes de o jogador olhar suas cartas. As cartas tem que ser dadas sempre de cima para baixo, a não ser que o adversário solicite “de baixo”.
MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada). TRUCO - Truco é um pedido de aumento de aposta.
Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum. ... Para saber onde o baralho foi criado, escolha uma carta: o imperador chinês, o faraó egípcio, o xeique árabe ou o marajá indiano.
Joga-se com 4 jogadores e 3 cartas. O valor do Ás é 11 pontos, as cartas de figuras valem 10 pontos e todas as restantes cartas têm o valor da sua face. Todos os jogadores tentam conseguir uma mão no valor de 31 pontos (ou o mais próximo possível) do mesmo naipe. Um trio de cartas vale 30,5 pontos.
Regras