O Governo Deodoro da Fonseca (1889-1891) equivale ao período da história do Brasil, em que o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca governou o país, desde a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até sua renúncia em 23 de novembro de 1891.
Na noite de 15 de novembro de 1889, foi constituído o Governo Provisório da República recém-proclamada, tendo como Chefe o Marechal Deodoro, com poderes ditatoriais.
Governo Provisório (1889-1891) A elevação das províncias à categoria de Estados, a adoção do federalismo e a própria designação de “Estados Unidos” adotada para o país foram características que aproximaram a nova República brasileira ao Estados Unidos da América do Norte. ... Decretou-se a separação entre Estado e Igreja.
Reformas do Governo Provisório A ideia central era de, a partir do governo de Vargas, formar uma Assembleia Constituinte para substituir a Constituição de 1891 e, logo em seguida, realizar uma nova eleição presidencial. Getúlio Vargas, por sua vez, tinha outros objetivos como presidente do Brasil.
A presidência foi assumida pelo vice-presidente, o militar Floriano Peixoto, que governou de 1891 a 1894.
Peixoto ficou conhecido como Marechal de Ferro, pois era autoritário e usava a força para governar. Durante seu mandato, ele enfrentou duas grandes revoltas, ambas iniciadas em 1893: a Revolta Federalista do Rio Grande do Sul e a Revolta da Armada, no Rio de Janeiro. ... Floriano Peixoto morreu em 29 de junho de 1895.
O apelido de "Marechal de Ferro" se popularizou devido à força com que o presidente suprimiu tanto a Revolução Federalista, que ocorreu na cidade de Desterro (atual Florianópolis), como a Segunda Revolta da Armada.
Ele ficou conhecido na história brasileira como “marechal de ferro” por sua ação em reprimir duas revoltas durante sua administração. O governo de Floriano Peixoto ficou marcado pelo autoritarismo, manifestado na repressão contra seus opositores e críticos.
Partido Republicano Paulista
10. (IFCE) São aspectos do Governo de Floriano Peixoto: a) promulgação da Constituição de 1891, Revolta da Chibata e Crise do Encilhamento.
Floriano Peixoto, conhecido como o “Marechal de Ferro”, foi militar e o segundo Presidente da República do Brasil, responsável pela consolidação do regime republicano. Junto a Deodoro da Fonseca, pertenceu ao período chamado de “República da Espada” (1889 a 1894), posto que os dois primeiros presidentes eram militares.
Floriano, por sua vez, contava com o apoio do Partido Republicano Paulista (PRP) e daqueles que acreditavam que a solução para o país era a imposição de um governo autoritário que consolidasse a república e colocasse os monarquistas sob controle.
Deodoro da Fonseca