A sigla ONG é utilizada para identificar as organizações de terceiro setor que operam sem fins lucrativos e cumprem determinado papel de interesse público (cooperativas, institutos, associações e fundações). O título de OSCIP é o maior reconhecimento oficial e legal que as ONGs podem ter.
O processo de qualificação como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) é instituído pela Lei nº 9.
No Brasil há 556.
Consulta Entidades Qualificadas como OSCIP. CNPJ: Digite apenas os números, sem pontos, barras ou travessões. Obs: Para ver a relação de todas as OSCIP's qualificadas, clique em consultar, deixando em branco todos os parâmetros de consulta.
Organização social (OS) é uma qualificação - um título - que se outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do poder público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da ...
Organizações Sociais
As ORGANIZAÇÕES SOCIAIS são entidades privadas – pessoas jurídicas de direito privado – sem fins lucrativos, destinadas ao exercício de atividades dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde.
A organização social é uma qualificação, um título, que a Administração outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da ...
Como exemplos de organizações sociais que promovem o diálogo na sociedade, podemos destacar: Igreja - independentemente da crença, a igreja pode influenciar positivamente em ações capazes de beneficiar toda a coletividade.
Em Administração, entende-se por organização uma entidade social formada por duas ou mais pessoas que trabalham de forma coordenada em determinado ambiente externo visando um objetivo coletivo. Envolve a divisão de tarefas e atribuição de responsabilidades.
Defender a sociedade de agressões externas, Promover a organização da economia (produção e distribuição de bens). Repartir as riquezas, Aplicar a justiça. Garantir a saúde, a educação e a renda do povo.
Geralmente a organização social dos povos primitivos era uma pirâmide. No topo estava o rei, seguido dos sacerdotes, escribas e artesãos. Na Roma antiga, a sociedade se baseava numa organização social desigual, assim como muitas sociedades de civilizações antigas.
As sociedades organizaram-se de distintas maneiras ao longo dos séculos. A noção de Estado surgiu, ainda na Antiguidade, para suprir a necessidade de uma organização social que abarcasse um grande número de indivíduos e sofreu diversas modificações ao longo dos tempos.
A formação de um Estado consiste em três elementos: uma população, um território e um governo. Esses aspectos são essenciais, porque sem eles não poderia existir um Estado.