Nos casos leves, você pode notar pequenas quantidades de sangue, vermelho brilhante no seu vômito. Ou você pode ver um material marrom escuro ou preto que se parece com borra de café. Trata-se de sangue que foi digerido pelo estômago.
Os vômitos de coloração mais escura indicam que pode haver hemorragia digestiva, pois o vômito sai escuro devido o sangue sofrer uma ação do suco gástrico, ficando com aspecto escuro, semelhante a borra de café. O vômito é normalmente um dos sintomas para mostrar que algo está errado com seu organismo.
O tabagismo, o alcoolismo, o consumo excessivo de alimentos gordurosos, alimentos muito ácidos ou muito picantes, além de algumas substâncias como café, chá, chimarrão, bebidas com gás e chocolate, aumentam a possibilidade de refluxo, por diminuir a força do musculo que se propõe a segurar o ácido dentro do estomago.
A ação agride o estômago e o sistema digestivo, mas em algumas circunstâncias pode ser importante para eliminar substâncias consideradas tóxicas para o organismo. Ainda assim, provocar o vômito não é uma boa ideia: ele é extremamente ácido e pode gerar sérias lesões no esôfago e na boca.
Sucos, chás, frutas e grãos integrais (como aveia) são ótimas opções após vomitar! Vomitar pode ser bem desagradável e gerar mal-estar.
Apesar de geralmente não causarem sérios danos à saúde, os vômitos devem ser avaliados caso se tornem persistentes, pois podem causar a perda exagerada de fluidos e sais minerais, o que pode gerar desidratação e desnutrição. Em alguns casos, o vômito pode ser eliminado com uma pequena quantidade de sangue.