Esta técnica apresentada por LE MASTER é de fácil execução e se constitui na colocação de um rolete de algodão, fixado ao filme radiográfico na porção palatina dos dentes, o que melhora as condições de paralelismo entre o longo eixo do filme e o dente a ser radiografado segundo Freitas (1992).
A técnica de Clark consiste em realizar duas radiografias periapicais com diferentes angulações horizontais, sendo uma no sentido orto- radial e outra com deslocamento horizontal do cabeçote de Raio-X no sentido mesio-radial ou disto-radial.
Para fazer a radiografia oclusal, a película radiográfica precisa ser colocada entre os dentes da maxila superior e os dentes da maxila inferior. De modo geral, podemos dizer que ela fica entre as duas arcadas dentárias, como se o paciente a estivesse mordendo.
Para conseguir a radiografia interproximal, o profissional de Radiologia posiciona o aparelho para que o feixe de raio-X atinja as faces proximais perpendicularmente e paralelamente ao plano oclusal. A angulação horizontal é orientada paralelamente às faces proximais dos dentes que se deseja radiografar.
A Radiolog Digital realiza diversos exames odontológicos e entre eles está a radiografia Interproximal. ... Também conhecida como Bite Wing, a radiografia interproximal é utilizada para visualizar as coroas dos dentes posteriores – os pré-molares e molares do lado direito e esquerdo.
Radiografia bite wing ou Raio X interproximal - É um exame idêntico à radiografia periapical, contudo, ainda mais restrito. Neste exame pretende-se visualizar apenas as coroas de alguns dentes superiores e inferiores na mesma imagem.
Como é feita a radiografia Bite Wing O filme é colocado paralelo aos dentes, para que o paciente morda a aleta e segure a película radiográfica. Em seguida, os raios X são lançados. O tempo de exposição aos raios depende da sensibilidade do filme.
A radiografia interproximal, ou RX bite wing, é indicado no diagnóstico e avaliação de determinadas situações, nomeadamente: