A reação SN2 é um tipo de mecanismo de reação comum na química orgânica e significa substituição nucleofílica bimolecular. ... SN2 é um tipo de mecanismo de reação de substituição nucleofílica. Outros mecanismos são a substituição nucleofílica unimolecular ( SN1 ) e a substituição nucleofílica aromática.
Um eletrófilo é um reativo químico atraido até zonas ricas em elétrons que participa em uma reação química aceitando um par de elétrons formando uma ligação com um nucleófilo. Já que os eletrófilos aceitam elétrons, eles são ácidos de Lewis (ver teorias de reações ácido-base).
Os grupos alquila, pelo chamado efeito indutivo, cedem elétrons ao átomo de carbono positivo deslocando a carga positiva, establizando portanto o carbocátion. O carbocátion terciário possui uma maior estabilidade que os demais porque possui três grupos metila doadores de elétrons.
3) Pode-se prever pela regra de Markovnikov que o produto da reação do 2-metil propeno com cloreto de hidrogênio é a substância: a) 2-cloro 2-metil propano.
(Fuvest-SP) Quando um alceno sofre adição de um haleto de hidrogênio, o átomo de halogênio se adiciona ao carbono insaturado ligado ao menor número de átomos de hidrogênio, conforme observou Markovnikov.