A teoria atômica de Dalton descreve o átomo como uma partícula esférica, maciça e indivisível, ideia que ficou conhecida como modelo da “bola de bilhar”.
Os principais postulados da teoria de Dalton são:
A experiência que levou a elaboração desse modelo, consistiu na emissão de raios catódicos, onde as partículas negativas eram atraídas pelo polo positivo de um campo elétrico externo.
O modelo atômico de Thomson, que se baseia em conhecimentos sobre a radioatividade e a ampola de Crookes, propõe a natureza elétrica para a matéria. ... Após ter diversas evidências experimentais sobre a existência do elétron, ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por John Dalton.
experimento da folha de ouro
Para verificar se os átomos eram maciços, Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com pequenas partículas de carga positivas, denominada partículas alfa, emitidas por um material radioativo proveniente do polônio. ...
Resposta. Em 1911, ele defendeu que os átomos têm sua carga positiva concentrada em um pequeno núcleo, e, desse modo, criou o modelo atômico de Rutherford, ou modelo planetário do átomo, através de sua descoberta e interpretação da dispersão de Rutherford em seu experimento da folha de ouro.
atômico de Rutherford
Niels Böhr (1885-1962) foi um físico dinamarquês que ficou mais conhecido por seus trabalhos sobre a estrutura atômica, recebendo inclusive o Prêmio Nobel de Física em 1922.
O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo. Semelhante à órbita de um planeta, mostra que os elétrons movem-se em sentidos circulares, mas que as órbitas possuem energias definidas.
A solução proposta por Bohr é ao mesmo tempo abrangente e radical. Abrangente porque diz respeito não somente ao átomo de hidrogênio em particular, mas também a átomos com mais de um elétron, e às moléculas. ... As outras duas dizem respeito a átomos mais complexos e à estrutura das moléculas.
O modelo atômico de Rutherford foi complementado com um novo conceito introduzido pelo físico dinamarquês Niels Bohr: “O elétron descreve uma órbita circular ao redor do núcleo sem ganhar ou perder energia.” ... Em um átomo, há várias órbitas circulares, cada uma delas com um determinado valor energético.
De acordo com Heisenberg, a teoria de Bohr falha: “porque as idéias fundamentais em que se baseia: órbitas estacionárias, validez das leis clássicas do movimento etc, não podem ser postas a prova sem cair em graves contradições."২৩ মে, ২০১৬
Quais sao os postulados de Bohr
O modelo de Bohr apresentava limitações quando se tratavam de elementos diferentes do hidrogênio, pois não conseguia explicar o espectro de raia, formado por elementos com mais elétrons, onde Sommerfeld propõe alterações ao modelo atômico de Bohr.
O modelo atômico de Bohr foi descrito através de quatro postulados, citados a seguir: 1- Um elétron em um átomo se move em órbita circular ao redor do núcleo sob a influência da atração coulombiana entre o elétron e o núcleo, obedecendo às leis da mecânica clássica. ... 3- A energia total do elétron permanece constante.
Essa teoria foi abandonada, porque além das muitas falhas que ela possuía, a teoria ondulatória era mais adequada como solução para os átomos. O modelo atômico de Rutherford-Bohr era a continuidade do trabalho de Rutherford e foi realizado por Bohr.