A massa da Terra é de 5,9736×1024 kg e seu volume é de 1,km³. A densidade é calculada pela divisão da massa do corpo pelo seu volume. Dessa forma, a densidade da Terra é de 5,515 g/cm³.
Dica: para calcular a quantidade de terra que precisa para seu canteiro ou vaso, multiplicar largura x comprimento x profundidade, assim você terá um indicador em m³, 24sacos de terra é igual a 1m³.
5100 km
O mais profundo, o SG-3, atingiu 12 262 metros em 1989, tornando-se o mais profundo poço já perfurado e o ponto artificial mais profundo da Terra.
O núcleo corresponde a, aproximadamente, um terço de toda a massa terrestre, apresentando as maiores temperaturas do interior do nosso planeta e profundidades que vão desde os 2900 km até os 6370 km.
O ponto de fusão do ferro aumenta à medida que aumenta a pressão. Ao redor desse núcleo interno se encontra o núcleo externo, uma capa de 2 mil quilômetros de espessura composta por ferro, níquel e pequenas quantidades de outros metais em estado líquido, na qual a pressão é mais baixa e o metal está fundido.
Por ora, chegar a essa profundidade é impossível, então a forma de aprender sobre o núcleo interno é através de ondas sísmicas. Os pesquisadores analisam as chamadas "ondas J", um tipo de onda que só pode viajar através de objetos sólidos.
Inge Lehmann
A estrutura interna da Terra é constituída por três camadas: crosta terrestre - camada superficial sólida que envolve a Terra. ... Núcleo - é a parte central do planeta. É formado por metais como ferro e níquel em altíssimas temperaturas.
Com o desenvolvimento da tecnologia, a medição dos abalos sísmicos tornou possível conhecer o interior do planeta. As ondas sísmicas provocadas por esses abalos atravessam grandes regiões, podendo ser rastreadas e fornecer informações valiosas sobre a estrutura interna da Terra.
O Manto é a camada mais extensa da Terra, localizado abaixo da Crosta Terrestre. Essa camada é formada por diferentes tipos de rocha, como silício e magnésio, que permanecem em estado pastoso, quase líquido devido ao calor emanado pelo Núcleo. ... O Manto Terrestre é composto por silicatos de ferro e de magnésio.
Entretanto, mesmo com os agravantes, o homem conseguiu identificar as camadas contidas no planeta, fato possível em razão do uso de equipamentos sofisticados que medem vibrações no interior da crosta terrestre, chamadas de ondas sísmicas.