Notas de tensão são as demais notas que formam um acorde, além das chamadas “notas de acorde”. ... Se acrescentássemos alguma nota a esse acorde, por exemplo, a nona, o acorde ficaria: C7M(9). Nesse caso, a nona seria chamada de “nota de tensão”, essa terminologia é muito utilizada em literaturas de teoria musical.
Sustenido e bemol numa mesma casa, tecla… Mostramos em que notas acontecem os sustenidos, que são: C# – D# – F# – G# e A#. Mas os bemóis acontecem em algumas dessas notas também (e em mais duas que não estão aí). Note que há as notas E e B com bemol, mas não há as notas C e F.
Acidentes duplos Eleva a altura da nota que se segue em um tom (dois semitons) em relação à sua altura natural.
Os sinais de alteração podem ser empregados de três maneiras: fixos, ocorrentes e de precaução. Duas ou três notas são chamadas de enarmônicas, enharmônicas, ou en-harmônicas, quando têm a mesma altura e nomes diferentes.
Temos ainda o dobrado sustenido (x), que eleva a nota 1 tom e o dobrado bemol (bb) que abaixa a nota um tom, e ainda o bequadro, que anula todos os demais acidentes, fazendo com que a nota volte a sua altura natural. Os acidentes ainda não classificados de 3 formas: Ocorrentes: quando aparecem durante a música.
B - é a 5a. perfeita, formadora dos acordes menores.