5) 1 Coríntios 15:3-8 (a morte e ressurreição do “Cristo”, isto é, Ungido, na páscoa). ... Porque em primeiro lugar eu vos entreguei segundo o que recebi: que o Cristo morreu por nossos pecados, como está escrito; que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, como está escrito, e apareceu a Cefas e depois aos doze.
«Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu Evangelho» (II Timóteo 2:8).
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.
Maria de Lurdes, 83 anos,diz que aprendeu na infância a tradição católica. Para idosa, os gestos são sacrifícios pela morte de Jesus Cristo. Para muitas pessoas a sexta-feira santa é considerada um dia sagrado, tanto que muitas atividades diárias como tomar banho e limpar a casa não podem ser realizadas neste dia.
Esse é um período do calendário litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa — a celebração da ressurreição de Jesus e a festa mais popular do cristianismo. A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou material.
O que pode comer na Sexta-Feira Santa? A tradição refere-se especificamente ao consumo de carne vermelha e frango. Muitas pessoas substituem o consumo dessas carnes pela de peixe, mas outras pessoas optam por não consumir nenhum tipo de carne no período.
Para muitos cristãos, a quaresma é um período de privações. Alguns deixam de consumir um alimento específico (como chocolate ou batata frita), outros suspendem algum hábito (como fumar), fazem jejum em alguns dias (ao que parece, todos os adultos deveriam) e muitos praticam abstinência ao álcool.
Caçavam no começo de agosto depois da quaresma, já que setembro em diante é época de copulação. Portanto, eles preservavam os animais, deixando de caçar filhotes. Alguns animais citados como alvo de caça nesta região são as aves: macucu, jacu, jaó, jacutinga.