O tratamento de cálculos vesicais é feito por meio de cirurgia convencional, com incisão na bexiga para a retirada dos cálculos, ou por máquinas que quebram os cálculos em pedras menores, mediante ondas de choque extra-corpóreas (LECO). O procedimento não deixa complicações ou lesão em outros órgãos do paciente.
O termo cálculo vesical refere-se à presença de pedras ou material calcificado na bexiga. Geralmente, essas pedras estão associadas à estase urinária (urina que permanece parada na bexiga), mas podem aparecer em indivíduos sem evidência de defeitos anatômicos, infecções ou outras alterações.
Também chamadas de pedras na bexiga, os cálculos se desenvolvem quando a urina na bexiga torna-se concentrada, fazendo com que os minerais presentem naturalmente na urina se cristalizem.
6 sintomas comuns de infecção urinária
A principal via é a ascendente, quando bactérias da bexiga alcançam os ureteres e conseguem subir até os rins. Isto ocorre habitualmente nas cistites não tratadas ou tratadas de forma inadequada. Menos frequentemente, a colonização assintomática da bexiga por bactérias também pode ser a fonte de uma infecção renal.