A reprodução das algas Nas algas unicelulares a reprodução assexuada ocorre por divisão binária, com um indivíduo dando origem a dois outros. No caso das algas multicelulares, esse tipo de reprodução pode ocorrer por fragmentação do talo, como é comum nas algas filamentosas, ou por zoosporia.
b) Uma vantagem para os protozoários, seria a formação de um número muito grande de descendentes, visto que a reprodução é menos complexa e exige menos gasto energético. Em relação às algas, existe uma possibilidade de variabiliddade genética muito maior por conta da reprodução sexuada.
Os kelps, que podem atingir até 60m de comprimento, têm seus talos diferenciados em regiões denominadas apressório, estipe e lâmina. Por terem grande importância econômica, os kelps são intensamente colhidos, mas podem se regenerar devido à presença de um meristema intercalar existente entre o estipe e a lâmina.
Todas as algas possuem a capacidade de realizar fotossíntese, portanto, são seres autotróficos. Além disso, em muitas espécies o ciclo de vida possui alternância de geração. O amido é substância de reserva de algumas espécies, entretanto algumas reservam outras substâncias, como o paramido e a crisolaminarina.
Existem cerca de 6.
As algas vermelhas são importantes para a economia, pois os ágares retirados da parede celular podem ser usados como espessantes, geleificantes e como base para a produção de diversos cosméticos. ... Essas algas são essenciais ainda para a cimentação, indispensável para a formação e a sobrevivência dos recifes de corais.
As algas são seres que frequentemente são confundidos com plantas. Entretanto, esses seres vivos são agrupados no Reino Protista, juntamente aos protozoários. Elas são organismos fotossintetizantes e eucariontes, normalmente unicelulares, mas existem representantes pluricelulares.
Classificação das algas verdes, vermelhas e pardas: Como dito acima, estas algas podem ser classificadas em três grupos: Clorofíceas, Rodofíceas e Feofíceas. ... Estas algas possuem clorofila dos tipos a e b, assim como pigmentos carotenoides.
As algas pardas podem apresentar um ou vários cloroplastos e os pigmentos fotossintéticos são clorofila do tipo a e c, que geralmente mascaram-se em presença dos carotenoides, com o principal deles, a fucoxantina, ocorrendo em grande quantidade e que confere a cor marrom-dourada, como em crisófitas e diatomáceas; a ...
As feófitas (Phaeophyta) são algas pluricelulares, muitas filamentosas e algumas muito largas, com especialização de tecidos, embora mais simples que a das plantas superiores. As feófitas podem ter dimensões microscópicas ou atingir dimensões consideráveis (cerca de 70 metros de comprimento).
As algas pardas ou feofíceas são principalmente marinhas. ... No Brasil, as algas pardas de grande porte chegam a 4 metros de comprimento e ocorrem no litoral do Espírito Santo.
Nos sistemas aquáticos as algas incorporam energia solar em biomassa, produzem o oxigênio que é dissolvido na água e usado pelos demais organismos aquáticos, atuam na mineralização e no ciclo dos elementos químicos, e servem como alimento para animais herbívoros e onívoros.