A vegetação da região norte influencia diretamente no clima, sendo grande parte abrangida pela Floresta Amazônica (cerca de 80% da região Norte). ... Suas principais características são uma floresta fechada com a presença de árvores altas e pouca vegetação rasteira. O clima é quente e a umidade constante e elevada.
Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias ...
Floresta Amazônica
Já a Região Norte é mais úmida no inverno por estar sob influência da zona de convergência intertropical. Ela causa chuvas, principalmente porque a região tem rios em abundância e vegetação densa.
Primavera, verão, outono e inverno são definidos pela posição do Sol e não pelo tempo de chuva ou de seca. Portanto, o Acre tem as quatro estações bem definidas, sim! ... O nosso Estado está localizado no hemisfério sul da Terra, onde o verão começa no dia 21 de dezembro e termina no dia 21 de março.
Para quem não quer se molhar, tente viajar de maio a setembro, lembrando que não é garantia que não ocorra chuvas, mas esse é o período considerado melhor para conhecer a capital do Acre. Também faz um pouco de frio, dependendo do ano a temperatura pode chegar até 10 graus, embora não seja muito frequente.
20.
Os principais são o Purus, o Juruá e o Abunã. O clima é equatorial úmido, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano (os índices pluviométricos variam de 2.
clima tropical
Em razão do grande volume de chuvas e da farta rede fluvial, a vegetação do Acre é exuberante. É revestido por densa floresta equatorial de terra firme.
A vegetação é constituída por extensas áreas da Floresta Amazônica com trechos mais abertos, nos locais sujeitos às inundações, e mata fechada e com árvores altas na chamada terra firme.
O relevo do agreste reúne regiões de planaltos, com destaque para o Planalto da Borborema. A vegetação é marcada pelo bioma da caatinga e presença de vegetação caducifólia, que perdem suas folhas em alguns períodos. Cactos, bromélias, algumas leguminosas e arbustos com galhos retorcidos, são característicos do local.
A Amazônia passa pelos territórios do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, e parte do território do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia e Tocantins.
A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.