O símbolo da enfermagem, foi definido, segundo resolução 218/1999 do COFEN (conselho Federal de Enfermagem) para ser composto de uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente e no caso do técnico e auxiliar de enfermagem também por uma seringa.
Para associar-se à ABEn basta entrar em contato com a Seção do seu estado ou, quando for o caso, no estado que tenha a ABEn mais próxima. Para entrar em contato com a seção do seu estado clique aqui. A ABEn Nacional recomenda que antes de solicitar maiores informações, o interessado leia o Estatuto da ABEn.
Em resumo, os Corens, ou Conselhos Regionais de Enfermagem, têm praticamente os mesmos objetivos do Cofen, que é o Conselho Federal de Enfermagem – porém, com um alcance regional. Eles são entidades autônomas de interesse público com a função de fiscalizar o exercício profissional da enfermagem.
A Conarenf é um órgão colegiado constituído por cinco membros, dos quais um primeiro exerce a Coordenação e um segundo a Secretaria Executiva, que substitui o coordenador nos seus impedimentos. A composição atual da Conarenf foi designada pela Portaria Cofen 429/2018.
O Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e os seus respectivos Conselhos Regionais (CORENs) foram criados em 12 de julho de 1973, por meio da Lei 5.
12 de julho de 1973