Significado de Lírico adjetivo Sentimental; repleto de sentimento. Que se destaca pelo excesso de sentimentalismo. Diz-se da obra composta para o canto ou para ser musicada. ... substantivo masculino Poeta que compõe poesias do gênero lírico.
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.
Características do gênero lírico
O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários, ao lado do gênero dramático e épico. ... No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa.
Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. ... Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.
O gênero lírico tem o objetivo de expressar as emoções e sentimentos dos autores por meio da função poética da linguagem.
Literatura. O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.
O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo. Mas esse eu lírico, essa voz do poema, não é necessariamente o autor, mas sim um eu fictício, que pode ou não ter características do eu autoral.
Resposta. Genérico Lirico- A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo "eu" extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melosa.
Os temas abordados pelo gênero lírico são: sentimentos. emoções. percepções.
O gênero épico é estruturado em versos e estrofes. Sua principal característica é a narração de ações nobres praticadas por heróis representativos da história de um determinado povo.
Na Grécia Antiga, dois tipos de textos dramáticos eram produzidos: a tragédia e a comédia.
Exemplos de Textos Dramáticos
Estrutura do texto dramático Os textos dramáticos estão subdivididos em atos e cenas e apresentam o nome da personagem que dialoga antes da sua fala, marcando assim a sua entrada em cena. Normalmente segue uma sequência linear de: situação inicial, complicações com um ponto culminante (tensão) e desfecho.
São características do gênero dramático: ... Os textos dramáticos são produzidos para serem representados, pois a voz narrativa está entregue às personagens, que contam a história por meio de diálogos ou monólogos sem mediação do narrador.
O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação direta das personagens entre si e com os recetores do enunciado.
209. O poema transcrito emprega um recurso estrutural típico do gênero dramático e é representativo dos questionamentos ultrarromânticos recorrentes nas faces Ariel/Caliban da poesia de Álvares de Azevedo.
São exemplos do Gênero dramático, EXCETO a) Comédia, Comédia musical.
Gênero Dramático – Modalidades Tragédia: é a representação de um fato trágico, apto a suscitar compaixão e terror. Comedia: é a representação de um fato inspirado na vida e no sentimento comum, de riso fácil, em geral criticando os costumes. Tragicomédia: é a mistura do trágico com o cômico.
Resposta. Resposta: se dirige aos profissionais de teatro ou, no âmbito textual, ao leitor, assumindo, ele próprio, o papel de narrador, de verdadeiro articulador da ação dramática.
A finalidade do texto dramático é a representação dos seus conteúdos na presença do público. O drama inclui tanto o texto escrito para o teatro como a obra teatral (susceptível de representação cênica).
Segundo a professora Rosemari B. Cazalvara , a função social do texto dramático visa a levar o sujeito não apenas à emoção, mas à reflexão. Neste sentido, portanto, a representação vai além de uma ferramenta pedagógica na sala de aula.