Passo a passo para paredes de alvenaria: defina quais serão as aberturas para ligação dos eletrodutos, retire as pastilhas pressionando com os dedos e conecte os eletrodutos por simples encaixe. Depois isso, fixe o quadro no local previsto em seu projeto, conectando os respectivos eletrodutos.
Os principais componentes de um quadro de distribuição são barramentos de neutro e aterramento, trilho tipo DIN, disjuntor, DR (diferencial residual) e DPS (dispositivos de proteção contra surtos).
Normalmente, a altura média de instalação é cerca de 1,50m do centro do quadro, mas não encontro base legal para esta situação. Agradecendo desde já qualquer esclarecimento.
A altura de 3500mm do poste de entrada, deve ser respeitada ou você pode não ter seu padrão aprovado para instalação. A caixa do medidor de energia deve ser fixada na altura de 1500 mm para facilitar a leitura.
A parte superior da caixa de medição deve ficar a uma distância de 160cm a 170cm em relação ao piso.
Segundo a norma NBR 5410, as tomadas e interruptores podem ser instaladas em 3 alturas: – Baixas: 30 cm a partir do chão; – Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão; – Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão.
O centro do visor da caixa do medidor deverá ficar entre 1,60m e 1,70m de altura em relação ao piso acabado. O Poste Padrão não pode ser de PVC e deve ficar a no mínimo 1,20m de distância de janelas, sacadas, escadas, áreas de serviços, terraços, etc.
7,5 metros
A caixa de passagem elétrica pode ser de sobrepor ou de embutir e garante a passagem de cabos para derivação e acesso às redes elétrica, de telefonia e de dados. Você pode instalar uma caixa de passagem elétrica subterrânea, externa, de parede ou de piso.
Como o próprio nome diz, ela funciona como passagem para os fios e cabos elétricos ou, também, para ligar fios em interruptores ou tomadas. ... Essas caixas também organizam a distribuição de fios e cabos quando há necessidade de mudar o seu direcionamento.
Caixas de passagem: responsáveis por receber os líquidos e os dejetos de todos os ramais da casa, essas caixas, localizadas nas interligações de alguns canos, transportam a água do interior da residência até o sistema externo de esgoto.
A caixa de passagem elétrica é para cabos de instalações elétricas e que facilita a inspeção ou manutenção da instalação. A caixa de passagem hidráulica permite a passagem de água e impede a exalação de odores do esgoto para o interior da casa.
Funcionamento e projeto O tipo de caixa de inspeção irá definir o formato das entradas. Se de alvenaria, permite entradas em todas as direções e uma única saída, enquanto que caixas de inspeção prontas possuem três entradas perpendiculares entre si e uma saída.
A caixa de Inspeção também é um pequeno reservatório com tampa onde é despejado o esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública.
Basta retirar a tampa da caixa de gordura, coletar o material amarelado e sólido (tipo manteiga) com um saco plástico e colocar no lixo comum. Uma vez que só sobra líquido dentro da caixa, a limpeza está feita. Existem, ainda, muitas empresas especializadas nesse tipo de serviço.
Após retirar o excesso de sujeira da caixa de gordura, faça uma mistura de duas colheres de bicarbonato, duas colheres de sabão em pó e água fervente. Em seguida, despeje um copo de vinagre de cozinha e espere a ebulição.
O desentupimento com o bicarbonato funciona da seguinte maneira: Retire toda a água de dentro da pia onde há o entupimento. Coloque uma colher de bicarbonato e em seguida jogue dois copos de água quente. Aguarde cerca de 15 minutos e adicionei um copo de vinagre.
Poderá diluir o Diabo Verde em uma proporção 1 tampinha para cada 3 litros de água fervendo, isso irá acelerar consideravelmente o processo de desentupir caixa de gordura com diabo verde. O que o torna mais perigoso.
Coloque 5 colheres de sal grosso no ralo e o mesmo número de colheres de bicarbonato de sódio, em seguida, derrame um litro de água quente. Além do desentupimento, a mistura também pode ser usada na limpeza preventiva das tubulações.