Governo-geral foi o modelo administrativo utilizado pela metrópole portuguesa para governar sua colônia na América após 1548. Os governos-gerais surgiram após o sistema de capitanias hereditárias mostrar-se incapaz de levar adiante a empresa açucareira que se iniciava no território onde hoje está o Brasil.
Cite três principais funções dos Governadores-Gerais no Brasil Colônia
Durante os anos do Governo-Geral, o Brasil teve três governadores-gerais: Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá. Eles governaram o Brasil entre 1549 e 1572. Depois disso, o território foi dividido por Portugal em dois Governos-Gerais: um no Norte e outro no Sul.
O Governo Geral foi criado pelo rei português D. João III em 1548 e passou a funcionar no ano seguinte. ... Entre as principais características desse processo que visava a centralização do poder, a “cidade” escolhida como sede do Governo Geral foi a Bahia, ou melhor, a “Bahia de Todos os Santos” da época.
Duarte da Costa
Neste sentido, foi o segundo governador-geral do Brasil. Seu governo durou de 8 de maio de 1553 a 16 de janeiro de 1558. Principais realizações do governo Duarte da Costa: - Organizou a luta contra tribos indígenas, contrárias a presença portuguesa, na região do Recôncavo Baiano.
História do Brasil Duarte da Costa foi o segundo representante da Coroa Portuguesa que controlou politicamente o Brasil no período dos governos gerais. ... Paralelamente, a missão catequizadora destas duas figuras históricas também proporcionou um intenso contato com as populações indígenas.
As principais realizações do governo Duarte da Costa foram: - Organização da luta indígena contraria a presença de colonos portugueses na região do Recôncavo Baiano. - Organização de expedições para exploração de metais preciosos e recursos minerais. - Conflito com o bispo Pedro Fernandes Sardinha.
Além disso, Tomé de Sousa proporcionou o grande desenvolvimento da agricultura e pecuária. Pensando nas possibilidades reais de invasões de piratas estrangeiros e na manutenção do domínio português, o governador-geral distribuiu armas e munições aos colonos e construiu várias fortalezas em áreas estratégicas.
Durante o período colonial o sistema de capitanias hereditárias, imposta por D. João III para povoar as terras no Brasil e assim, impedir a invasão de estrangeiros, foi um esquema que fracassou.
Em 1549, Tomé de Sousa chegou ao Brasil, trazendo consigo centenas de colonos, degredados e religiosos, estes chefiados pelo Padre Manuel da Nóbrega. ... No dia 1º de maio de 1549 começou a construir a cidade de Salvador, que seria a primeira capital do Brasil.
No início de 1566, José de Anchieta parte para Salvador com a missão de levar a Mem de Sá um relato da situação. Três meses depois o Padre José de Anchieta se integra à esquadra preparada por Mem de Sá para auxiliar seu sobrinho Estácio de Sá, para conquistar definitivamente o Rio de Janeiro.
A principal realização do terceiro governador-geral do Brasil, Mem de Sá, foi justamente a expulsão dos franceses e o controle da situação. Mem de Sá assumiu o governo da colônia em 1558 e continuou governando por 15 anos. A primeira coisa que fez foi contornar a situação da invasão francesa.
Os portugueses, primeiro em 1560 e depois desde 1565 até 1567, realizaram expedições para expulsar os franceses do Rio de Janeiro. O chefe militar Estácio de Sá fundou o povoado de São Sebastião do Rio de Janeiro, a 1º de março de 1565, para servir de base para os ataques contra os franceses.
A primeira expedição organizada por Mem de Sá contra os franceses ocorreu em 1560. Com a destruição do forte de Coligny, foram expulsos temporariamente da baía de Guanabara. Em 1563 a Metrópole enviou reforços para o governador, consubstanciados na expedição de Estácio de Sá, seu sobrinho.
Em 1555, no reinado de Henrique II, Nicolas Durand de Villegagnon partiu da França com destino ao Brasil na tentativa de estabelecer uma colônia e usou a ilha para erguer o Forte Coligny. A empreitada, malsucedida, era ousada, de acordo com o historiador Luiz Fabiano de Freitas Tavares.
Resposta. Os franceses foram expulsos do Maranhão por reforços de Portugal chefiados por Alexandre de Moura. ... Estácio de Sá, que trouxe reforços de Portugal para expulsar os franceses, iniciou a construção de um forte junto ao Pão de Açúcar. Daí surgiu a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Durante o governo Rodrigues Alves (1902–1906), o Rio de Janeiro foi alvo de uma severa reforma urbana. O prefeito Pereira Passos foi responsável p … ela urbanização da cidade e o Dr. Oswaldo Cruz pelo saneamento, objetivando combater a febre amarela, a peste bubônica e a varíola.