Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta – 1 Coríntios 13:4-7; - Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor – 1 João 4:8; - Nós amamos porque ele nos amou primeiro. ... O maior deles, porém, é o amor – 1 Coríntios 13:13.
Coríntios 13:4-7 Somente nesse trecho da bíblia temos resumidos quase todas as lições que podemos tirar do amor e do que é pode ser o amor.
Em primeiro lugar tenho pra mim que você deve ter bem claro na sua mente que quem escolhe a pessoa é você. Deus mostra sua vontade, ou ainda, te dá indicativas sobre determinada pessoa, mas a escolha é sua. Então, muito cuidado pra não escolher errado. Em segundo lugar, não procure um namorado, faça amigos.
Mentiras ditas, pessoa errada, momento errado, lugar errado - uma única verdade - era a pessoa certa. Às vezes você passa anos encontrando pessoas erradas para encontrar a pessoa certa no momento errado. Se sou a pessoa certa no momento errado, talvez quando chegar o momento certo, você será a pessoa errada.
Mas afinal, como Deus confirma um namoro?
Onde você gosta de ser beijado(a)? Onde você mais gosta de ser acariciado(a)? Tem algum lugar do corpo que você não gosta que eu acaricie? Quando nos falamos ao telefone, você consegue ficar excitado(a)?
Escolhemos 18 pontos cruciais que devem ser bem trabalhados antes de qualquer início de namoro:
19 coisas que todo mundo deveria saber antes de namorar
Outra lição importante: o toque. “Eu começo com um tipo de toque que é permitido na conversa. Mas eu começo a tocar muitas vezes, tocar mais demoradamente ou tocar mais carinhosamente, isso é poderoso para fazer um relacionamento”, explica Ailton. Fundamental também é saber o que não fazer para chegar lá.
Dicas
O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.
Para a psicóloga, “amigos vão dizer coisas como 'oh, nós vimos o jeito que ele olha para você, ele definitivamente está interessado”. Como regra geral, dois meses é o tempo ideal para falar sobre namoro. Contudo, os relacionamentos não são iguais. Se você sentir que a hora certa é após um mês, vá em frente.
A nova gíria entre os adolescentes é “fixante”. O termo é usado para definir um ficante fixo, aquele que ainda não é namorado, mas já passou do estágio de um simples ficante.