→ Características gerais dos lipídios São substâncias cuja característica principal é a insolubilidade em solventes polares e a solubilidade em solventes orgânicos (apolares), apresentando natureza hidrofóbica, ou seja, aversão à molécula de água.
Os lipídios apresentam em comum na sua composição serem compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Mas podem conter nitrogênio, fósforo e enxofre. Os ácidos graxos são os lipídios mais conhecidos, deles derivam os óleos e as gorduras e eles são derivados de hidrocarbonetos, são ácidos carboxílicos.
Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides. Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos. ... Já os fosfolipídios, são formados por ácido fosfórico, fosfato, álcool e molécula.
Alteração pelo aquecimento Estas condições propiciam modificações físico-químicas nos óleos (como a termo-oxidação e a rancificação), algumas das quais são perceptíveis pelo próprio escurecimento das gorduras, o aumento da viscosidade, a formação de espuma e produção de fumaça.
Alimentos ricos em lipídios
Os lipídios são encontrados tanto em alimentos de origem vegetal quanto em alimentos de origem animal. Como exemplo de alimentos ricos em lipídios, temos: abacate, castanha, amêndoas, carnes vermelhas gordas, ovos, manteiga, queijos amarelados, margarina, azeite, peixes, chocolates, entre outros.
Os alimentos que podemos citar como as principais fontes de lipídios são:
As gorduras ou lipídios funcionam como um isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, também, fornecendo energia (de absorção mais lenta). Entra na formação das membranas celulares, podendo ser encontrado também dentro das células, como substância de reserva nutritiva e fonte de energia.
A função desses lipídios é manter o cabelo macio, brilhante, flexível, além de impermeabilizá-lo.
O grande objetivo da nutrição é fazer a reposição lipídica dos fios, lubrificando a fibra e selando a hidratação dos fios. As proteínas são beneficiadas pela etapa de reconstrução. Já os lipídios, o glicogênio e a água são beneficiados no momento de hidratar e nutrir os cabelos.
Uma das técnicas para repor os lipídios do cabelo é a umectação, em que o cabelo passa por uma massagem com óleos. Na umectação a seco, basta aplicar o óleo, deixá-lo agir por algumas horas e, em seguida, lavar normalmente. Imagina-se, porém, que a umectação seja mais potente após a lavagem.
O ideal é sempre repor a água perdida fazendo, pelo menos uma vez por semana, o tratamento de hidratação em todos os tipos de cabelo....RECEITINHA:
Para realizá-la, você deve seguir os seguintes passos:
5 dicas para escolher o melhor alisamento para seu cabelo
Quanto tempo dura o efeito do realinhamento capilar Por não ser um procedimento permanente e que usa substâncias químicas, o realinhamento capilar tem uma durabilidade menor que outros tipos de alisamento, como a escova progressiva, e dura de 2 a 3 meses.
Para alisar o cabelo naturalmente, uma ótima solução é hidratar os cabelos com um creme de queratina depois de os lavar normalmente, pois o creme, além de alisar os cabelos, confere brilho e diminui o frizz do cabelo.
Abaixo, os 10 melhores: