Alguns exemplos de escalas de desenho
No caso de um desenho ou mapa, a escala é a relação entre as dimensões apresentadas no desenho e o objeto real por ele representado. Tanto as dimensões do desenho como do objeto real devem ser relacionadas utilizando a mesma unidade, para que seja possível realizar uma comparação na mesma grandeza.
A escala cartográfica
O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente.
Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos. Na mesma se expõe as distâncias que existem na superfície real. A escala representa que cada centímetro no papel corresponde a 3 km na superfície real. Não pare agora...
A escala numérica representa a relação entre o valor da representação (o número à esquerda do símbolo ":") e o valor da realidade (o número à direita do símbolo ":") Por exemplo, a escala 1: 500 significa que 1 cm do plano é igual a 500 cm (5 m) no original.
Para a aplicação da escala de redução, basta dividir o valor da medida indicada no desenho do objeto, pelo valor numérico da escala . Essa escala é bastante utilizada em mapas e em plantas de construções civis. É representada da seguinte forma : Escala 1:2, 1:3,1:4, 1:5, 1:10, 1:20, 1:30, 1:40, 1:50, 1:100, etc....
Escolha uma razão/proporção para seu desenho em escala. Quando o primeiro número é menor que o segundo, trata-se de uma redução. Quando o primeiro é maior que o segundo, trata-se de ampliação. Quando reduzir imagens que são particularmente grandes, tenha em mente que o segundo número da razão também deve ser grande.
selecione o objeto que deseja alterar o tamanho e tecle enter, clique em algum ponto do desenho, se desejar dobrar o tamanho digite "2" e tecle enter, se desejar diminuir pela metade digite "0.
A escala tem o objetivo de mostrar quantas vezes uma determinada área foi reduzida para que pudesse ser cartografada na folha de papel ou mesmo em uma maquete. Fazer com que o aluno entenda que cada centímetro do mapa representa tantos km representado na escala. Existem dois tipos de escalas, a gráfica e a numérica.