O papel da escola é justamente esse: fazer compreensível o significado dos conceitos das normas e valores, se esforçar para torna-los visíveis, assimilar os valores no seu comportamento ao conscientizá-los na sua relação com os outros alunos afirmando sua autonomia, estabelecer limites ao exercícios da liberdade, ...
A escola deve permitir e incentivar a troca de experiências, diálogo e acesso a cultura, de modo que cada aluno crie seu próprio senso crítico e consiga ser uma pessoa capaz de contribuir para melhorar a rotina de sua comunidade a partir de tudo que aprendeu e vivenciou na escola.
A BNCC, no contexto escolar, pode ajudar na formação do cidadão que queremos ao estabelecer os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes devem desenvolver no período da escolaridade regular, pois a mesma é orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica que são direcionadas ...
Para que o protagonismo floresça, a escola deve criar espaços adequados ao seu desenvolvimento. Estes espaços são verdadeiros “laboratórios” de protagonismo, nos quais os discentes, diante de situações da vida real, podem fazer suas avaliações e fazer posicionamentos, modificando, assim, a realidade em que vivem.
O protagonismo juvenil: Reforça o compromisso das escolas com a formação integral dos estudantes. Promove o engajamento dos estudantes com o conteúdo e a prática pedagógica. Desenvolve a autonomia, a capacidade de tomar decisões e a responsabilidade dos jovens alunos.
O papel do pedagogo na organização de ambiente escolar que promova o protagonismo juvenil é criar, desenvolver e difundir conhecimentos na área da educação com o objetivo de fornecer respostas as necessidades de seus alunos.
Aqui, reunimos 5 dicas para desenvolver o protagonismo juvenil em sua escola.
2. Quando o jovem participa de projetos sociais. Participar de projetos sociais e desenvolver sua preocupação com o crescimento e fortalecimento do dia a dia em sociedade faz parte da essência do protagonismo juvenil. Mas, a atuação como protagonistas vai além dos projetos sociais.
O que é crescimento sustentável? ... Reciclagem do lixo, reutilização da água ou aproveitamento de água das chuvas, economia de energia elétrica e construções sustentáveis são exemplos do que pode ser feito.