Objetivos. Por costumar ser uma atividade de longa duração, o exercício aeróbico estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular. Isso porque ele aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar a fim de suprir o músculo de energia.
Além disso, outros benefícios dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos são:
Fazem bem para o coração E como todos os outros músculos do nosso corpo, ele se fortalece através da atividade física. O exercício aeróbico faz com que esse órgão se esforce pra aumentar a frequência dos batimentos e a velocidade da circulação sanguínea, pra levar oxigênio aos tecidos que precisam.
A prática desse exercício aeróbico ajuda no controle de doenças do coração, crônicas (como diabetes e pressão alta) e até na prevenção do câncer, especialmente os tumores na mama e no reto.
A prática regular de exercícios físicos promove diversas melhoras para a saúde como o aumento da captação máxima de oxigênio, o aumento da massa magra, a redução da pressão arterial sistólica e diastólica em repouso, o aumento dos níveis de colesterol HDL, redução dos níveis de colesterol LDL e aumento da tolerância à ...
Ao combinar os dois treinos, você aumentará o condicionamento físico, a sua resistência, fortalecerá o tecido muscular, acelerando seus resultados. Uma dica importante é realizar o treino de aeróbico preferencialmente após o treino de força. Porém, esse primeiro deve ser mais curto para não prejudicar a musculação.
O consenso é que tanto a musculação quanto o aeróbico devem ser praticados pelo menos 3 vezes por semana para que seja possível obter resultados satisfatórios. Uma dica é deixar cada um em dias alternados ou horários diferentes — aeróbico de manhã e musculação a noite, por exemplo.
Para quem deseja perder peso, a prática de exercícios aeróbicos é recomendada após a hipertrofia. Cerca de 20 ou 30 minutos de duração é o essencial. Isso porque, como o glicogênio já estará desgastado, o corpo começará a utilizar a gordura como combustível para o músculo aguentar a corrida, por exemplo.
Aeróbico após a musculação Portanto, é a melhor estratégia para quem procura ganhar força e aumentar a massa muscular na academia. Mas ela também pode ser eficiente para pessoas que desejam emagrecer. Nessa estrutura de treinamento, o organismo segue uma ordem "mais natural" do metabolismo energético.
Para a grande maioria das pessoas que frequentam uma academia, que são as que desejam queima de gordura e ganho muscular, fica indicado o treino cardiovascular após a musculação.
O exercício cardiovascular, naturalmente, gerará mais gasto energético, que pode vir dos músculos. Para o aluno que treina há bastante tempo e que está em busca de hipertrofia muscular, a recomendação é dar um intervalo de 6 a 24 horas entre as duas modalidades.
Faça o aeróbico antes da musculação. Por que? “Se o seu objetivo é perder gordura, comece pelos exercícios cardiorrespiratórios. ... Mas se depois da atividade aeróbica for levantar peso, entenda que terá menos força e a musculação deverá ser mais leve (cargas mais leves ou menos repetições) a fim de evitar lesões.