BRINCAR DE FAZER BOLHAS DE SABÃO ESTIMULA A COORDENAÇÃO MOTORA E VISUAL. TRABALHA OS MOVIMENTOS CORPORAIS, AJUDA NA PERCEPÇÃO E ATENÇÃO, NOS MOVIMENTOS DOS MÚSCULOS FACIAIS E LABIAIS, ALÉM DE PROPORCIONAR SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR E PRAZER.
Brincadeiras sensoriais estimulam a dicção e a oralidade das crianças. Soprar é considerada uma habilidade motora oral importante para o desenvolvimento da fala, assim como para a capacidade de mastigar e engolir alimentos. Soprar requer uma musculatura forte das bochechas, mandíbulas, lábios e língua.
Tente estes tipos de sabonetes:
As bolhas gigantes têm que ser resistentes para não estourar e a solução deverá, portanto, levar um pouco mais de amido de milho ou outro ingrediente reforçador. Faça bastante solução com os seguintes ingredientes: 1 xícara de detergente. 4 xícaras de água.
Despeje a água em uma tigela, adicione o detergente para lavar louça e a glicerina ou glicerol vegetal e mexa tudo bem para misturar todos os ingredientes. Transfira tudo para o clássico recipiente de bolhas de sabão, comece a fazer as tuas bolhas e divirta-se com as crianças.
Basta misturar uma parte de sabonete líquido e 4 partes de água em uma jarra, xícara ou tigela. Tente estes tipos de sabonetes: Detergente líquido de lavar pratos. Ele forma uma ótima base para as bolhas, e é algo que você provavelmente já tem em mãos.
Soprar sobre uma linha: coloque uma fita colorida sobre uma superfície plana e incentive a criança a soprar uma bolinha de isopor sobre esta linha. Pilha de copos: monte com a criança uma torre de copos descartáveis e, quando estiver pronta, estimule-a a ir derrubando um por um, apenas com o sopro.
Cada participante fica de um lado do campo e a brincadeira consiste em soprar a bola para o lado do adversário e tentar fazer com que a bola saia do campo. O outro jogador defende soprando a bola de volta. No caso de crianças pequenas, como a Gabi, que ainda não conseguem soprar direito, a brincadeira fica nisso.