Cristianismo (do grego Xριστός, "Christós", messias, ungido, do heb. משיח "Mashiach") é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento.
Natureza de Deus – É um, mas formado por 3 entes: Pai, Filho e Espírito Santo. O primeiro não tem forma, mas é descrito com atributos humanos. O segundo é Jesus. E o terceiro pode se revelar como vento, pomba etc.
Seu livro sagrado é a Torá e se baseia em três pilares de fé que são representadas por palavras hebraicas: Teshuvá – significa arrependimento e retorno às origens quando se comete algum erro; Tefilá – significa prece e ligação com Deus; Tsedacá – significa caridade no sentido de justiça.
A base da religião judaica está na obediência aos mandamentos divinos estabelecidos nos livros sagrados, uma vez que, para eles, isso é fazer a vontade de Deus e demonstrar respeito e amor pelo criador. O judaísmo é a religião monoteísta que possui o menor número de adeptos no mundo, cerca de 12 a 15 milhões.
O judaísmo também reconhece universalmente a Aliança Bíblica entre Deus e o Patriarca Abraão, bem como os aspectos adicionais da Aliança revelados a Moisés, que é considerado o maior profeta do judaísmo.
O líder espiritual dos judeus é conhecido como rabino. A palavra rabino serve para indicar aquele que ensina e auxilia na aplicação da lei judaica e possui a autoridade sobre a interpretação da Torá.