Flexão: Agonistas – iliopsoas, reto femoral e sartório. Antagonistas – glúteo máximo e isquiostibiais (semitendíneo, semimembranáceo e bícepsfemoral). Extensão: Agonistas - glúteo máximo e isquiostibiais (semitendíneo, semimembranáceo e bíceps femoral). Antagonistas - iliopsoas, reto femoral e sartório.
Flexão de quadril O Iliopsoas é um músculo biarticular que atua tanto no tronco como na coxa. Psoas também atua sinergicamente com os músculos paravertebrais e cria uma força de cisalhamento anterior na região lombar, principalmente em L4 e L5.
Músculos glúteos Todos são potentes extensores e flexores do quadril (anca), o que os torna essenciais para manter a postura ereta do corpo humano. Função: Articulação do quadril: rotação medial da coxa (abdução fraca da coxa / flexão / extensão); Articulação do joelho: extensão da perna, rotação lateral da perna.
As estruturas que compõem o joelho são: Vasto lateral, vasto medial, vasto intermédio e reto femoral são músculos responsáveis pela extensão do joelho; Bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso são responsáveis pela flexão do joelho.
Devido à sua inserção no trocânter maior do fêmur, os músculos obturador interno e gêmeos atuam como rotadores externos (laterais) da coxa em extensão. Eles também realizam abdução da coxa fletida.
O músculo sartório encontra-se látero medial. Apresenta uma origem na espinha ilíaca ânterosuperior e inserção na tuberosidade ilíaca (medialmente). Este músculo faz o movimento de cruzar as pernas através da associação de flexão, abdução e rotação lateral coxa.
Estrutura. O gastrocnêmio está localizado com o sóleo no compartimento posterior da perna. A cabeça lateral origina-se do côndilo lateral do fêmur, enquanto a cabeça medial origina-se do côndilo medial do fêmur.
O gastrocnêmio se origina a partir do fêmur por meio de duas cabeças. A cabeça medial se origina da superfície poplítea do corpo femoral e da superfície posterior do côndilo medial.
O músculo vasto lateral é um músculo que compõe o quadríceps femoral e tem como função a extensão do joelho.
Lesão muscular O que fazer: Caso a pessoa desconfie que a dor na coxa é devido a uma contratura, distensão ou estiramento, é recomendado ficar em repouso e aplicar compressas frias no local, no caso da distensão muscular, ou quentes, no caso da contratura.
O volume máximo aplicado não deve exceder 5ml. CONSIDERANDO Carey at ali. (2002), a administração de medicamentos parenterais intramusculares nas regiões dorso-glútea, ventro glútea e vasto lateral da coxa,l a 4 ml, não devendo exceder o volume de 5ml, sendo que na região deltoidiana o volume máximo deve ser 4ml.