Se você estava em busca de entender qual é o melhor sal mineral para gado de corte no mercado, temos uma boa notícia! Você veio parar no lugar certo. Afinal, nesta dica a Boi Saúde vai te explicar exatamente qual o melhor sal mineral para gado de corte.
Essas informações aparecem em uma tela do mapa da sua fazenda, você pode fazer o acompanhamento em tempo real de todos os pastos suplementados, evitando que aquele prejuízo financeiro impacte os lucros do seu negócio.
Não existe um tipo de cocho ideal para o sal mineral. O material pode ser desde madeira, que é o cocho mais comum na pecuária no Brasil, passando por plástico, bombona, cimento até cochos feitos de pneus.
O cobalto é requerido pelos microorganismos do rúmen para a síntese da vitamina B12 (cianocobalamina), sendo uma molécula orgânica muito complexa, cujo núcleo ativo é o átomo de cobalto (estrutura semelhante à hemoglobina).
1- Geralmente o produtor mantém todo o gado no mesmo pasto, o que gera uma competição. Afinal, animais maiores consomem mais que deveriam e animais menores não se alimentam adequadamente. Sendo assim, a solução é separar sua propriedade em dois piquetes com os animais de acordo com o porte;
A definição dos equipamentos de distribuição (trator, caminhão, etc) assim como a autoridade e responsabilidade de cada membro do time para solicitar a reposição dos produtos nos diversos estoques até o cocho é ponto chave para atingir a meta de consumo.
Sal mineral, por definição é uma mistura entre minerais inerentes a produção animal com o sal comum (sal branco ou NaCl). Naturamente, os bovinos possuem uma necessidade por sal branco inicialmente para balancear a bomba de sódio e potássio.
Em muitas propriedades, o consumo gira em torno de 30 a 40 gramas de sal mineral por dia por animal, além da análise de outros fatores como tamanho do animal e quantidade de matéria seca disponível para consumo diário. Mas o consumo ideal gira em torno de 70 a 100 gramas de sal mineral por dia por cabeça. Na sua propriedade esse consumo é o alcançado? Observe para que você não tenha prejuízos e ajuste a dose.
Utilizado em enzimas. O manganês é necessário para manter o funcionamento perfeito dos processos reprodutivos tanto dos machos como das fêmeas. Ele é necessário, também, para a manutenção da estrutura óssea normal e o funcionamento adequado do sistema nervoso central.
Esse tipo de sal pode sim ser utilizado na pecuária, mas não com foco na nutrição. Basicamente, tem a finalidade de limitar o consumo de alimentos considerados volumosos oferecidos no cocho. Nesse caso, a dosagem indicada do sal branco é 80 gramas por animal/dia, no máximo.
2- O segundo fator é quando a troca do sal é feita, acontece a refuga. A solução para o problema é misturar farelo de milho ou de trigo com esse sal e ao longo do tempo, o produtor pode diminuir a quantidade desse farelo até que fique apenas o sal mineral. Se você estiver usando mais o sal mineral acima do indicado, pode misturá-lo com o sal branco;
Vários tópicos devem ser analisados quando o produtor for escolher qual o sal mineral irá oferecer ao gado. No entanto, mais importante que o valor e a composição, é necessário analisar como o rebanho está consumindo esse sal, que não deve ser maior ou menor que o recomendado para que não haja desperdício de investimento financeiro. Além disso, a não obtenção do resultado esperado.
Entre os motivos dos bovinos não usufruirem logo de primeira é o estranhamento no sabor. É muito comum na primeira vez que o sal é servido no cocho. Ou quando há troca do tipo de sal.
Olá Marcos, nós possuímos uma dica de sal mineral e milho triturado que pode lhe ajudar bastante, para saber mais acesse o link a seguir: https://dicas.boisaude.com.br/sal-mineral-e-milho-triturado/
O tão temido desvio de consumo evidência se o resultado do consumo aferido está acima ou abaixo do consumo objetivo, sendo que é considerada uma margem aceitável de desvio que varia até 15% para cima ou para baixo de acordo com o tipo de suplemento.
Existem duas delas. A primeira é levar até o cocho o animal que está mais acostumado com o sal. Ao ver um deles consumindo o sal, os demais terão segurança em fazer o mesmo.
E ainda, você pode oferecê-lo com ureia: Como fazer sal mineral com ureia para bovinos.
Se ainda não te convencemos sobre a importância, que tal entender um pouco mais aqui: Análise de solo: por que fazer na sua propriedade?
Se o cocho encontra-se próximo ao solo o suficiente para que o suplemento se “suje” a ponto de comprometer a qualidade, muitas vezes ocorre desvio de consumo e também na uniformidade do consumo pelos animais do lote.
Eficiência na utilização da nutrição é produzir muitas arrobas gastando o mínimo possível, tendo como base a complementação do pasto, e não sua substituição. Você calcula esse índice no seu projeto? Qual o valor que tem obtido?