Os répteis usam vários métodos para se locomover. A maioria dos lagartos anda sobre quatro patas. Outros usam apenas as pernas traseiras para correr. Algumas espécies de cobras e de lagartos sem pernas locomovem-se sobre a barriga, empurrando o corpo para a frente.
Alguns répteis podem sobreviver a grandes flutuações de temperatura (-2 ate 41° C para algumas tartarugas), mas para sustentar a atividade, as temperaturas corporais são reguladas numa amplitude pequena, entre 25 e 37° C. ... Vários mecanismos fisiológicos também regulam a temperatura corporal.
A temperatura corporal média dos mamíferos pode variar dentre os 36° graus até os 40°.
São incapazes de manter constante a temperatura de seu corpo, por isso são chamados animais de sangue frio (pecilotérmicos). A pele fina, rica em vasos sanguíneos e glândulas, através da respiração, permite-lhes, a absorção de água, que funciona como defesa orgânica.
A faixa ideal de temperatura da água para o desenvolvimento adequado dos peixes de águas tropicais encontra-se entre 20°C e 28°C, com consumo máximo de alimentos ocorrendo entre 24°C e 28°C.
A pele de peixes pode ser identificada como composta por escamas ou ainda, por placas, presentando características únicas além de específicas para o meio em que vivem.
Anatomia do Peixe