Músculo Rombóide Maior Está situado na parte superior do dorso, entre as escápulas e é recoberto pelo m. trapézio.
O músculo palmar longo está situado na face anterior do antebraço. É um músculo delgado que se estende do epicôndilo medial do úmero à aponeurose palmar. É um dos músculos inconstantes do corpo, tendo como função auxiliar na flexão do punho e tensionar a aponeurose palmar.
Na anatomia humana, o esternocleidomastoideo ou esternocleidomastoideu (do latim Sternocleidusmastoideus) é um músculo da face lateral do pescoço, na região anterolateral. É o principal flexor do pescoço. Largo e robusto, é constituído, no tramo torácico, por duas “cabeças”: a esternal e a clavicular.
Músculo esternocleidomastóideo
O músculo digástrico é um pequeno músculo pareado, localizado no compartimento anterior do pescoço. Ele pertence a um grupo de músculos chamado de músculos supra-hióideos.
O músculo digástrico consiste de duas partes que são separados por um tendão intermediário (intermédio). O ventre anterior se origina da fossa digástrica da mandíbula, enquanto o ventre posterior se origina do eminência mastóidea do osso temporal. Juntos eles se inserem no tendão intermediário (intermédio).
Alguns músculos podem apresentar mais de um ventre muscular com tendões intermediários situados entre eles. São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
Mas, normalmente, os músculos penados apresentam fibras de ambos os lados de um tendão. Este músculo é denominado de bipenado. O músculo reto femural é um exemplo de músculo bipenado. Caso este tendão se ramifique dentro de um músculo penado, o músculo é denominado multipenado.
A fáscia é um sistema do corpo com a aparência bem similar a uma teia de aranha. Mais claramente, essa “teia” nada mais é do que um tecido conjuntivo fibroso. Uma tecido gigantesco que cobre e interpenetra cada músculo, osso, nervo, artéria e veia.
No caso dos músculos estriados esqueléticos, os ossos atuam como alavancas e permitem a efetivação do movimento. Às vezes, o movimento é possível graças ao trabalho antagônico de dois músculos.
O tecido muscular, em geral, têm propriedades de contratilidade, capacidade de concentração; elasticidade, a capacidade de voltar ao seu tamanho inicial depois de uma contração ou um alongamento; extensibilidade, capacidade de ser estriado sem sofrer lesões e excitabilidade, capacidade de responder a estímulos através ...
O sistema muscular tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos, além de produzir movimentação corporal, seja para deslocamento físico ou movimentação interna de órgãos. Exemplo: os movimentos peristálticos que auxiliam a digestão e garantem o transporte de alimentos ao longo do tubo digestivo.
Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
Os músculos podem ser classificados em três tipos: estriados esqueléticos, estriados cardíacos e não estriados ou lisos. Esses últimos apresentam contração involuntária, assim como os estriados cardíacos.
Andar, correr, pular: todas essas ações que impulsionam o corpo no espaço só são possíveis por causa da contração (encurtamento) e relaxamento dos músculos. Esses movimentos principais, entretanto, não são os únicos dirigidos pela atividade muscular. Os músculos possibilitam ficar de pé, sentar, falar e piscar.
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo. O movimento voluntário é feito a partir de uma tomada de decisão.
Músculo estriado esquelético São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.
Os músculos estriados são voluntários, ou seja, trabalho só se for da vontade dele. Exemplo, tríceps, o famoso tchauzinho. Já os músculos lisos compõem as paredes das vísceras ocas e tubulares, ou seja, compõem os órgãos ocos, como estômago, intestinos, dentre outros.