Cnidaria
Cnidário
Significado de Água-viva substantivo feminino [Zoologia] Cnidário marinho de corpo mole, consistência gelatinosa e transparente, possuidor de tentáculos cujas células podem causar queimaduras graves ao entrar em contato com a pele humana. Água abundante de sai de uma fonte ou nascente.
Quando as células da água-viva recebem o estímulo químico ou físico (contato) de um corpo estranho, os cnidócitos se abrem. ... A água do mar entra no cnidócito e os nematocistos, cheios de toxinas, são ejetados. Como se fosse uma agulha hipodérmica, esse filamento penetra no corpo. A picada dá a sensação de queimadura.
A água viva recebe esse nome por ser composta quase que totalmente por água, mais de 90% do seu corpo é água, esse animal faz parte do filo cnidário. Os cnidarios não possuem anus, eles podem realizar digestão intra e extracelular, todo a excreção é feita pela boca mesmo, diferente da maioria dos outros animais.
A água-viva e medusa são a mesma coisa. A diferença é que uma água-viva adulta recebe o nome de medusa. Por outro lado, as Caravelas são animais pertencentes ao mesmo filo dos Cnidários como as águas-vias, porém são de outra classe, portanto possuem hábitos e constituição semelhantes, porém diferentes.
O nome das células liberadas pelas águas vivas é cnida. Estas pequenas células transportam substâncias tóxicas que atingem os animais que as coloquem em risco, ameaçando sua sobrevivência.
Os cnidários ou celenterados são animais exclusivamente aquáticos, em sua grande maioria, marinhos. Os pólipos são sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato e as medusas são organismos livres e natantes. ... Podem formar colônias como é o caso das caravelas e dos corais.
A medusa (Cyanea lamarchi), também chamada de mãe d'água e água-viva, alforrecas, são formas de vida livre dos cnidários adultos, pertencentes às classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa. Quase todas as medusas habitam os oceanos.
Significado de Alforreca substantivo feminino [Zoologia] Nome dado pelos habitantes de beira-mar a certas medusas de cifozoários. Etimologia (origem da palavra alforreca). Do árabe al-Hurrâiqa.
Qual é o animal mais perigoso do Brasil?
Assim, o último critério foi o decisivo para indicar as primeiras posições dos animais que trazem muitos riscos quando próximos das pessoas.
Os pólipos possuem simetria radial o seu corpo apresenta forma tubular, com uma extremidade inferior (disco basal ou pé) fechada e fixa ao substrato. Na extremidade superior está a boca, abertura central geralmente rodeada por tentáculos moles e ocos, cujo número aumenta com a idade do organismo.
A maior diferença e o físico ja que são diferentes na aparência. Também porque os dois são animais apesar de não se locomoverem. Outra diferença é que os corais são cnidarios e as esponjas são poriferos.
Existem duas formas de animais entre os celenterados: a forma de pólipo ou polipoide e a forma de medusa ou medusoide, sendo que a maioria das espécies de celenterados apresenta as duas formas corporais em seu ciclo de vida.
O filo dos celenterados (ou cnidários) compreende os corais, águas-vivas, anêmonas-do-mar, hidras e caravelas. São animais aquáticos, predominantemente de água salgada; diblásticos; de simetria radial; e geralmente pouco móveis ou sésseis, medusas e pólipos, respectivamente.