O habitus é uma subjetividade socializada (Bourdieu, 1992, p. 101). Dessa forma, deve ser visto como um conjunto de esquemas de percepção, apropriação e ação que é experimentado e posto em prática, tendo em vista que as conjunturas de um campo o estimulam.
O “capital simbólico” é, na verdade, um efeito da distribuição das outras formas de capital em termos de reconhecimento ou de valor social, é “poder atribuído àqueles que obtiveram reconhecimento suficiente para ter condição de impor o reconhecimento” (BOURDIEU, 1987, p. 164).
É o capital cultural incorporado que possibilitará ao agente reconhecer, valorizar e decifrar os bens culturais legitimados socialmente. Por último, há o capital cultural institucionalizado, cuja representação é o certificado escolar, isto é, são os diplomas sancionados por instituições educacionais.
Desigualdades na acessibilidade restringem o acesso da população negra e de baixa renda a oportunidades de trabalho, saúde e educação. ... No Brasil, essa acessibilidade é marcada pelas desigualdades, especialmente de renda, local de moradia e cor da pele.
10 ações urgentes contra as desigualdades no Brasil