A taxa de gravidade é uma estatística utilizada por diversas empresas que permite uma avaliação completa sobre o status da segurança do trabalho. Com ela é possível fazer uma previsão sobre a quantidade de dias produtivos que são desperdiçados a cada acidente de trabalho que ocorre dentro das empresas.
HHT = Horas/homem de exposição ao risco. Produto da multiplicação desse número de empregados pela jornada de trabalho normal da empresa, vezes o número de dias úteis do ano (variável). 1.
De forma geral, calcula-se que os trabalhos noturnos devem ser acrescidos de 20% do valor total. Com estes valores em mão, divida todo o salário base em horas. Por exemplo, em uma empresa normal, cada trabalhador atua em média 44 horas semanais, o que dá algo em torno de 176 horas por mês.
O total de horas homem por tarefa se obtém multiplicando o número de pessoas atribuídas a uma tarefa pelo tempo que demora a completa-la.
Tomando por base a explicação acima, entende-se que para transformar minutos em horas basta dividir o valor por 60. Por exemplo, 240 minutos equivalem a 4 horas, pois 240 / 60 = 4. Já para transformar horas em minutos, basta fazer a operação contrária, ou seja, multiplicar por 60.
Não existe um montante fixo considerado saudável para gastar com a folha de pagamento, afinal, cada empresa tem suas particularidades relacionadas à sua atividade e às formas de trabalho. Entretanto, esses custos costumam corresponder de 15% a 20% do faturamento de uma empresa.
Sendo assim, uma empresa que paga R$ 2.
Por isso, os gastos fixos mensais não podem exceder a 70% do faturamento. No caso da nossa empresa fictícia, o valor máximo de gasto fixo mensal que ela suportaria pagar é justamente os R$ 14 mil. Lição 1: os gastos fixos mensais não podem exceder a fatia da ''margem de contribuição'' no faturamento.