Aumentativo e diminutivo são flexões de grau que os substantivos podem apresentar. Assim, a palavra nariz é um substantivo que se apresenta no grau normal, cujos graus aumentativo e diminutivo são respectivamente narigão e narizinho.
Por isso, o diminutivo de mão é mãozinha; de irmã é irmãzinha; de manhã é manhãzinha; de pão é pãozinho; e de cão é cãozinho.
Quem é mão é você....SubstantivoEditar.
O diminutivo de voz é VOZINHA sem acento no O pois, se colocar acento no O Ficará Vózinha, o diminutivo de Vó.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
Os diminutivos nos nomes dá-lhes um significado carinhoso, sentimental, de ternura.
Resposta: Geralmente o emprego de muitos diminutivos em um só texto causa ideia de inocência,ironia,brincadeira e etc.
Que sentimentos indicam o uso de diminutivos (arrumadinha, negrinha, menininha, fitinha) ao se referir à menina? Comoção, dó... 9.No desfecho, o que sente o narrador quando o pai sorri para ele.
"Os brasileiros são mais calorosos, amorosos. Eles gostam de contato, do corpo a corpo. Eles são vivazes. Falar no diminutivo é uma forma de carinho na maior parte do tempo, é a suavidade na fala ", disse ela.