EQST

Qual O Artigo Do Crime De Denunciaço Caluniosa?

Qual o artigo do crime de denunciação caluniosa?

O artigo 339 do Código Penal previa como crime de denunciação caluniosa o ato de iniciar algum tipo de procedimento investigativo ou punitivo, atribuindo crime a pessoa que sabe que é inocente.

Quando cabe denunciação caluniosa?

Como exemplo, se o sujeito sabe que Fulano praticou fato definido na lei penal como furto, mas leva ao conhecimento da autoridade policial a ocorrência de fato caracterizador do delito de roubo, dando causa à instauração do inquérito policial, ocorrerá denunciação caluniosa.

Como proceder em caso de denunciação caluniosa?

Na denunciação caluniosa, o agente provoca a instauração de inquérito policial, de procedimento de investigação criminal etc contra a vítima, enquanto na calúnia basta a simples imputação falsa de fato definido como crime.

Como provar a denunciação caluniosa?

Na denunciação caluniosa, há necessidade de ação de alguma autoridade, seja no âmbito administrativo, seja no judiciário. O tipo penal exige a efetiva instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa.

Quem pode propor denunciação caluniosa?

A denunciação caluniosa é há muito tipificada no art. ... Vejamos a seguir a síntese dos elementos relativos à nova tipificação. (A) Sujeitos do delito. O crime é comum, isto é, pode ser praticado por qualquer pessoa, inclusive por advogado e pelas autoridades titulares dos procedimentos elencados no tipo.

O que é o crime de denunciação caluniosa?

A denunciação caluniosa é um dos crimes contra a administração da Justiça. ... O crime será configurado, de acordo com a nova lei, quando denúncias falsas levem efetivamente à instauração de processos, ações ou investigações policiais contra quem foi injustamente denunciado.

Como se configura o crime de denunciação caluniosa?

Três são os requisitos básicos da denunciação caluniosa: 1) vítima determinada; 2) imputação de crime ou contravenção; 3) consciência de que o acusado é inocente. A vítima do crime deve ser determinada, como requisito do dolo.

Para que ocorra o crime de denunciação caluniosa é necessário o indiciamento?

Sim. O entendimento continua o mesmo, ou seja, haverá o crime de denunciação caluniosa mesmo que, no curso do inquérito policial, não ocorra o indiciamento. Repare que o novo texto do art. ... Logo, não se exige o indiciamento.

Quem pode fazer denunciação caluniosa?

Foi sancionada pela Presidência da República a Lei 14.110, que altera a descrição, contida no Código Penal, do crime cometido por quem faz denúncias falsas contra pessoas sabidamente inocentes, a chamada denunciação caluniosa. ... A denunciação caluniosa é um dos crimes contra a administração da Justiça.

Como provar uma denunciação caluniosa?

Requisitos: Três são os requisitos básicos da denunciação caluniosa: 1) vítima determinada; 2) imputação de crime ou contravenção; 3) consciência de que o acusado é inocente. A vítima do crime deve ser determinada, como requisito do dolo.

Quais elementos compõem o crime de denunciação caluniosa?

O crime de denunciação caluniosa exige, como elemento subjetivo do tipo, o dolo direto, compreendido na expressão "de que sabe ser inocente", tendo o agente a certeza da inocência da vítima da falsa imputação de crime.

Qual é o crime de acusação falsa?

É um dos crimes praticados contra a administração da justiça. Consiste em acusar-se, perante a autoridade, de crime inexistente ou praticado por outrem. A pena prevista é de detenção, de três meses a dois anos, ou multa (artigo 341 do Código Penal).

Como funciona denunciação caluniosa?

É um dos crimes contra a administração da justiça. Consiste em dar causa à instauração de investigação policial, de processo judicial, instauração de investigação administrativa, inquérito civil ou ação de improbidade administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente.

Qual a pena por falsa comunicação de crime?

Art. 340 - Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.