Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.
De acordo com a legislação, no Ativo Imobilizado são considerados os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à empresa os benefícios, riscos e controle desses bens (Inciso IV do ...
Para um bem ser enquadrado como imobilizado, ele precisa atender aos seguintes requisitos, conforme o CPC 27: Deve ser tangível; Deve ser destinado para uso de produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel a outros ou fins administrativos; e. Deve ser utilizado por mais de um período.
Julgue os itens que se seguem, relativos aos procedimentos contábeis patrimoniais previstos no MCASP. Quando um ativo imobilizado estiver sendo operado a uma capacidade inferior à sua capacidade total, tais custos devem ser incluídos em seu valor contábil.
Os ganhos e perdas decorrentes da baixa de um item do ativo imobilizado devem ser reconhecidos no resultado de sua competência, isto é, no período quando o item é baixado. Resultado (ganho ou perda) = Valor líquido da alienação – valor contábil do bem.
Portanto, assim como a transferência de estoque, a transferência de imobilizado também deverá ser efetuada através da utilização das contas transitórias entre matriz e filiais. O valor de transferência do ativo imobilizado será sempre igual ao valor contábil registrado na contabilidade.
O processo de dar baixa em um bem ativo imobilizado requer o envolvimento de uma documentação hábil e idônea, em outras palavras, mesmo que não haja uma formalidade imposta perante a lei no que se refere à eliminação do ativo, em qualquer cenário o contribuinte deve comprovar o ato ou fato econômico que baseou os ...
a Baixa o Patrimônio deve estar ativo no cadastro. Quando o Tipo de Baixa for Alienação por Venda, deve obedecer as regras abaixo: • Deve ser informado o Valor Total da Venda. O Valor de venda dos itens também deve ser informado • O Valor Total da Venda deve ser igual à somatória do valor de venda dos itens.
Para evidenciar o valor total da operação de venda, demonstrando financeiramente o valor que a empresa pode receber com o total do imóvel vendido, pode ser registrado no contas a receber o seguinte lançamento: ATIVO Contas a receber – Clientes R$ ATIVO Contas a receber – Receitas a apropriar R$