EQST

O Que Verbo Transitivo Indireto Exemplos?

O que verbo transitivo indireto exemplos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ...

O que é verbo transitivo indireto?

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento por meio de preposição. Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto.

Foi é verbo transitivo indireto?

O verbo ir, atuando como verbo transitivo indireto, necessita de um objeto indireto para completar o seu sentido. Estabelece a regência verbal através do uso de uma preposição.

O que é objeto direto e indireto e exemplos?

Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

O que é objeto indireto e exemplos?

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Quais são as preposições mais usadas para introduzir os objetos indiretos?

Para o autor, o objeto indireto pode ser introduzido por diversas preposições (a, de, por, em, com, para, etc.).

Qual é o termo regente e o termo regido?

Chamamos de termo regido a palavra que depende de outra para obter sentido completo e de termo regente a palavra a que se subordina o termo regido.

Quando o termo regente é um nome?

Quando o termo regente é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), ocorre a regência nominal. ... Os termos, quando exigem a presença de outro chamam-se regentes ou subordinantes; os que completam a significação dos anteriores chamam-se regidos ou subordinados.